Com o propósito de oferecer oportunidades diferenciadas para trabalhadores com deficiência (PCDs), o Grupo Berlanda, que atua em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul com indústria e comércio, desenvolve o Programa de Inclusão de Pessoa com Deficiência que visa chegar com 6% da equipe de pessoal com essa necessidade especial. Atualmente, a empresa conta com 5,15% de pessoas com PCDs e para destacar a nova meta criou até uma identidade visual, uma marca para simbolizar a inclusão.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Com matriz em Curitibanos, o Grupo Berlanda tem mais de 200 lojas de móveis e eletrodomésticos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem, também, três fábricas de móveis no Meio-Oeste de SC.

– Hoje, temos na Berlanda PCDs que trabalham como gerentes de loja, vendedores, caixas, estoquistas, funções administrativas e assim adiante. Nós trabalhamos para entender as necessidades e limitações dos funcionários, para que eles possam evoluir e ter um sentimento de pertencimento – destaca Laércio Cabral, gerente de Recursos Humanos da Berlanda.
Pela legislação atual, grandes empresas brasileiras precisam ter de 2% a 5% de pessoas com necessidades especiais. Conforme Laércio Cabral, o objetivo é ir além das exigências legais.
Continua depois da publicidade
Nesse movimento de superar as obrigações legais, a Berlanda também está oferecendo capacitação para as pessoas de acordo com o que gostariam de seguir como carreira e também considerando suas necessidades. O executivo afirma que o objetivo é que esses profissionais se desenvolvam, sejam felizes e tenham um sentimento de pertencimento na empresa e no trabalho que executam.
A nova marca colorida foi criada para comunicar os valores do projeto, representando as deficiências auditiva, física, intelectual, mental e visual e promovendo a união. A empresa explica que o vermelho representa energia e ação; o laranja simboliza entusiasmo e criatividade; enquanto o azul escuro transmite confiança e responsabilidade.
Santa Catarina é um dos estados que mais cumprem a legislação nacional de inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) conta com o Portal de Inclusão, um espaço voluntário aberto para registrar todas as vagas para pessoas PCDs no estado, independentemente de setor empresarial (indústria, comércio, serviços e agropecuária).
Nesta terça-feira, o Portal de Inclusão conta com 576 vagas. Entre as cidades com mais vagas abertas estão Jaraguá do Sul com 111 e Blumenau, com 110.
Continua depois da publicidade
Leia também
“Violência atinge mulheres ricas e pobres”, diz Maria da Penha em evento da Engie em SC
Inflação de Florianópolis tem a menor alta em agosto, mas acumulado supera índice nacional
Ocupação de voos diretos de Florianópolis ao exterior supera expectativas
Grupo de SC contrata diretora comercial e de marketing; executiva é pioneira em três empresas
Saiba quem é a primeira mulher a assumir uma diretoria na multinacional WEG
Evento SouBio Experience cresce e espera 5 mil visitantes em Florianópolis
Quem é o catarinense que colocou a educação do Ceará no topo do Ideb