Empresa catarinense de tecnologia que inova para oferecer soluções a governos digitais e cidades inteligentes, a IPM Sistemas acaba de conquistar reconhecimento nessa área. Foi a única Govtech da Região Sul a integrar ranking das 50 empresas mais inovadoras do Sul elaborado pelo Grupo Amanhã e IXL-Center, de Cambrige, Estados Unidos. A entrega do prêmio foi nesta sexta-feira, no Instituto Caldeira, centro de inovação de Porto Alegre.
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A ênfase na tecnologia se explica pelo fato de a empresa ter hoje equipe de 230 colaboradores na área de desenvolvimento de produtos e P&D, de um total de 700 colaboradores. A última novidade apresentada como resultado desse esforço foi o lançamento da Dara, inteligência artificial que faz projeções e facilita o planejamento de políticas públicas em áreas como saúde e educação.
O CEO da IPM, Aldo Mees, destaca que a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento (P&D) desde o início, há 27 anos, para melhorar os serviços. Atualmente, é fornecedora de soluções para órgãos públicos estaduais e municipais de cinco estados. Conta com soluções para gestão nas áreas de saúde, educação, contabilidade, tributária, recursos humanos, cidades digitais e outras.
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– Nosso maior diferencial sempre foi o compromisso com a inovação, comprovado pelo histórico de pioneirismo e liderança em tecnologia ano após ano. Em 2012, nos tornamos destaque no mercado por entregar o primeiro sistema em nuvem para gestão pública – talvez até o primeiro do mundo. Agora, em 2023, somos novamente pioneiros em trazer a inteligência artificial para os órgãos públicos. A IPM é uma empresa cuja essência é a inovação, motivada por um propósito de impacto na sociedade – detalha Aldo Mees.
Inteligência artificial
A última aposta da IPM é a inteligência artificial Dara, desenvolvida pela equipe da empresa com liderança das duas filhas de Aldo Mees, Ana e Lúcia. Elas assumiram funções executivas na empresa depois que fizeram engenharia e outros cursos em universidades americanas como a Duke University e Johns Hopkins University.
Lúcia Mees, gerente de Tecnologia e Inovação da empresa, explica que por meio da tecnologia, o gestor público consegue mais informações para melhorar a tomada de decisão para investimentos em infraestrutura, estimar demanda e usar recursos públicos de forma mais inteligente.
– O que a gente pode esperar da tecnologia para o setor público é menos custo, mais eficiência mais qualidade de vida para que as pessoas vivam mais e vivam melhor. Não só isso. É ter uma jornada única e digital para o cidadão. Independentemente da área do setor público que ele procura ele tem um cadastro único, ele consegue usar uma solução única, ele consegue dialogar com um serviço público pela internet, pelo celular, de onde ele estiver – explica Lúcia Mees.
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Segundo ela, a empresa faz investimento robusto em desenvolvimento porque está olhando o presente e também o futuro daqui a cinco anos, 10 anos ou 20 anos. O objetivo é fornecer soluções avançadas para trazer ganhos ao setor público, com atenção ao que está acontecendo no mundo.
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