Grupo de executivos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se reuniu nesta terça-feira com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett. O objetivo foi falar sobre a melhoria da conectividade 5G em SC para uso na produção e também na prevenção de vidas em casos de eventos climáticos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O objetivo é implantar em Santa Catarina um programa inédito para incentivar novas aplicações da tecnologia 5G na economia. A ênfase será na internet das coisas, a indústria 4.0, com aplicações para melhorar a competitividade econômica. Esses estudos podem envolver centros de inovação do Estado.
– O governador Jorginho Mello quer ampliar e melhorar a conectividade em Santa Catarina e aproveitar o que a tecnologia 5G tem de melhor, que não é apenas conectar pessoas, mas, principalmente, conectar máquinas e equipamentos fomentando novos produtos, novos processos e novos modelos de negócios fundamentais o desenvolvimento de uma nova economia, internet da coisas, a indústria 4.0, aumentado a competitividade do setor produtivo estadual, em especial da indústria – explica o secretário Marcelo Fett.
Jorginho Mello sugeriu aos executivos da Anatel o desenvolvimento de uma tecnologia que emita alerta para as pessoas em áreas de risco na ocorrência de desastres climáticos. Isso independente da operadora que cada pessoa utiliza.
Continua depois da publicidade
Conforme Marcelo Fett, em função disso, nos próximos dias, representantes da Anatel vão se reunir com executivos da Secretaria de Estado da Defesa Civil para tratar desse assunto.
Também participaram da reunião com Jorginho Mello o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner, a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, e outros executivos da área de inovação do governo estadual.
Leia também:
Taxa de 20% para “comprinhas” mantém a concorrência desleal, alertam entidades
Multinacional húngara inaugura fábrica de produtos biotecnológicos em Chapecó
Cooperativas de energia de SC ajudam a recuperar sistema elétrico no RS
Empresa de SC faz casas prontas a preço de custo para ajudar a reconstruir o RS
Com perdas estimadas em R$ 3 bilhões, agro do RS recebe ajuda da CNA