Com o objetivo de reunir informações para otimizar a infraestrutura existente e prever novos investimentos para atender as necessidades do estado, o governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), vai elaborar o Plano Estadual de Logística e Transporte (PELT). Nesta terça-feira, às 14h, o governador Jorginho Mello assina, na sede da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), a ordem para elaboração do plano.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O objetivo é fazer um estudo para o governo ter conhecimento e assim melhor decidir sobre ações públicas necessárias para que os diferentes modais de transportes atendam as necessidades da economia catarinense.

A coluna antecipou que serão considerados aspectos como sustentabilidade, inovação e integração de modais. Será dada atenção às demandas do mercado estadual e nacional e, também, para o comércio internacional.

Uma das partes do estudo envolverá um diagnóstico da situação atual da infraestrutura disponível, identificando necessidade de melhorias. A outra parte do estudo envolverá demandas futuras. Isso significa prever movimentação de pessoas e cargas num cenário futuro.

Continua depois da publicidade

O plano terá uma lista de ações a serem desenvolvidas. Isso inclui ouvir diversos segmentos da sociedade, como órgãos públicos, empresas, universidades e a sociedade civil.

Leia também

Inteligência coletiva e trajetórias empreendedoras serão temas da Expogestão

Semana do MEI é lançada pelo Sebrae e acontece em 167 cidades de SC

Catarinenses deixaram de doar a fundos sociais R$ 1,22 bilhão em 2023, alerta CRC

“SC cria empresas de valor”, diz presidente da Acate sobre negócios bilionários de tecnologia

Mais de mil sindicatos lançam manifesto contra isenção de compras de até US$ 50