O governo de Jorginho Mello elabora projetos e faz novos estudos visando investimentos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Estado. O diretor de Desestatização e Parcerias do governo, Renato Lacerda, participou de evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na última semana, no Panamá, de onde trouxe mais informações sobre a relevância desses projetos ao setor público.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo ele, especialistas presentes no evento PPP Américas, que reuniu lideranças dos países das Américas, falaram sobre a importância de fortalecer e expandir PPPs principalmente nas áreas de água e saneamento, hospitais, escolas e energias renováveis. Trazer o setor privado é uma forma de acelerar investimentos, assim, antecipar serviços à população.

Além de Lacerda, que é servidor de carreira da Fazenda e já foi secretário da pasta entre 2017 e 2018, a diretoria de Desestatização e Parcerias (DIDE) conta com mais dois executivos, a gerente de Parcerias e Concessões da Fazenda, Alessandra Rizzotto, e o consultor de PPPs da SCPar, Maurício Melo. Os três têm certificação internacional CP3P, reconhecimento de qualificação para poder atuar com PPPs.

Conforme Lacerda, todos os projetos de PPPs lançados no governo anterior estão em andamento. Na lista estão a concessão de parques ecológicos, complexo prisional, aeroporto de Jaguaruna e o complexo hospitalar.

Continua depois da publicidade

Leia Mais:

Jorginho adota pragmatismo com Lula 3 sem se afastar do bolsonarismo

Nova regra do IMA impacta imóveis no litoral de SC; entenda

Lagoa da Conceição em Florianópolis não tem mais área para ser urbanizada