O governo de Santa Catarina apoia a construção da segunda pista no Aeroporto de Navegantes. Essa posição foi reafirmada pelo governador Jorginho Mello (PL) ao CEO da concessionária CCR Aeroportos, Fábio Russo, em reunião de trabalho na tarde desta sexta-feira, em Navegantes.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo Jorginho Mello, é um apoio institucional para que a obra seja viabilizara e o terminal tenha a infraestrutura necessária para operar com qualidade nas próximas décadas. Após a reunião, ele disse que essa conversa permitiu alguns avanços sobre prioridades dos investimentos locais. Também foi encaminhada para daqui a um mês nova rodada de diálogos para levar uma proposta conjunta ao Ministério de Portos e Aeroportos.
O CEO da CCR afirmou que vai construir, com as equipes técnicas da empresa, uma solução conjunta que aborde as demandas das lideranças catarinenses.
Jorginho delegou ao secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a missão de acompanhar esse assunto nas diversas esferas.
Continua depois da publicidade
Entre as lideranças presentes, estavam também o senador Esperidião Amin (PP), o presidente da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves e o prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza (DEM).
Essa pressão pela segunda pista do Aeroporto de Navegantes vem desde antes da concessão do terminal, que foi leiloado em 8 de abril de 2021, quando a CCR arrematou bloco sul de aeroportos, incluindo os de Joinville, Curitiba e Foz do Iguaçu.
A comunidade regional, especialmente empresas de logística, reivindicavam uma segunda pista em Navegantes, mas ela não foi incluída no leilão pela Agência Nacional de Aviação Civil. O argumento foi de que, naquele momento, a demanda de carga aérea podia ser atendida pela atual pista e que seria um investimento elevado. Mas SC cobra a obra porque avalia que será um diferencial para aquecer a economia estadual.
Leia também
Marcos Saito assume a superintendência da Conab em SC
Conheça as empresas vencedoras do Prêmio Aemflo Inovação 2023