O governo de Santa Catarina aproveitou a visita da vice-presidente global da montadora BYD, Stella Li, para fazer uma aproximação, convidando para parcerias e investimentos. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, falou com a executiva sobre plano de mobilidade elétrica para o Estado e disse que SC tem interesse em sediar a montadora de caminhões elétricos da empresa.
Continua depois da publicidade
Fett também destacou as oportunidades de logística do Estado, para a BYD movimentar cargas via portos catarinenses. O encontro foi acompanhado do conselheiro da empresa no Brasil, Alexandre Baldy e pelo diretor do Grupo DVA, Paulo Toniolo Júnior.
A executiva ouviu sobre o plano de descarbonização, transição energética e mobilidade elétrica do governo, foi convidada para participar das discussões e mostrou interesse.
Conforme Fett, esse plano do Estado, que está ainda na fase de conversas, inclui os secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, e da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck. Também participam a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e empresas como a WEG, Engie, Tupy, GM, ZEN, Wecharge, EltroTrac e a Celesc, empresa de energia do Estado.
Com a volta da tributação dos importados elétricos, que será gratativa nos próximos anos até chegar a 35%, alguns estados decidiram isentar o IPVA, como o Paraná e a Bahia. Essa seria uma forma de seguir difundindo a tecnologia dos elétricos mais rapidamente.
Continua depois da publicidade
Ainda sobre mobilidade, a vice-presidente da BYD foi questionada na entrevista coletiva sobre eventual interesse do grupo em investir em monotrilho, numa ligação entre a Ilha de SC e o continente. Ela disse que a empresa teria interesse porque atua nessa área. Já fez 4 mil quilômetros de monotrilhos na China e está fazendo uma ampliação do metrô de São Paulo.