O projeto do Terminal Gás Sul (TGS), para recepção de gás natural liquefeito na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, um investimento de aproximadamente US$ 100 milhões da multinacional norueguesa Golar Power, é de utilidade pública para Santa Catarina. Em evento na manhã desta sexta-feira, na Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), o governador Carlos Moisés e o vice-presidente da Golar, Celso Silva, assinaram a Declaração de Utilidade Pública (DUP) do projeto.
Continua depois da publicidade
O terminal, que deve aumentar em 50% a oferta de gás natural para a Região Sul, está na fase final de licenciamento. Aguarda apenas a Licença Ambiental de Instalação (LAI), a ser concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) para iniciar as obras. Depois disso, necessitará de aproximadamente um ano para iniciar operações.
Multinacional solicita a última licença para instalar terminal de gás natural liquefeito em SC
A SCGás, distribuidora de gás natural em Santa Catarina, espera o início de operações desse projeto para ampliar a oferta de gás transportado por caminhões para cidades do interior do Estado onde ainda não chegou o gás canalizado. O projeto prevê a inclusão de gás no Gasbol, para ampliar a oferta na Região Sul. Atualmente, SC conta com pouco mais de 30 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Com o terminal, terá um acréscimo de 15 milhões de metros cúbicos/dia.
O projeto do TGS prevê, no futuro, a instalação de uma usina térmica a gás natural em Garuva. Esse projeto é da Engie Brasil Energia e não será executado em breve porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não incluiu térmica a gás natural no Sul do país nos leilões recentes.
Continua depois da publicidade
Quem também estava na Fiesc na manhã desta sexta-feira era o CEO da Worldport, empresa catarinense que está buscando o licenciamento do Porto Brasil Sul, também em São Francisco do Sul. A empresa tem questionado junto a instituições a instalação do TGS, que ficaria em área também prevista para o Porto Brasil Sul.