Interessados em informações sobre como melhor administrar empresas para que sejam longevas, sustentáveis e atendam bem seus públicos podem participar do Seminário Sul 2024 do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), que será realizado nesta terça-feira (30) em Florianópolis. O evento, que tem como tema central “Governanças Múltiplas: cenários, modelos e casos, celebra os 10 anos de atuação do Capítulo Santa Catarina do IBGC, informam a diretora-geral do instituto, Valéria Café, e a coordenadora geral do capítulo SC, Léia Wessling.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Por ser de Santa Catarina, o seminário contará principalmente com palestras de lideranças de empresas do Estado, mas virão também de outras regiões do Brasil, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O evento será durante todo o dia, 100% presencial, na Vila dos Araçás, Lagoa da Conceição. Para participar, é necessário fazer a inscrição no site do Seminário Sul 2024.

– Santa Catarina tem uma característica muito interessante para todo o Brasil. É como o Estado se organiza, é como os próprios empresários se organizam para efetivamente fazer não só nas empresas deles uma governança melhor, mas como eles enxergam a cidades como um espaço de convivência para todos. O olhar para o entorno, de ESG, é um olhar especial para cuidar dos funcionários, das pessoas em volta. Eu tive oportunidade, ano passado, de encontrar muitos empresários de Santa Catarina, conversar com eles. Eu acho que a gente tem muito a aprender com o Estado – explicou Valéria Café.

No seminário, serão apresentados exemplos de empresas familiares, de capital aberto e fechado, cooperativas, startups e scale-ups de diversos setores da economia. São organizações que desenvolvem diferentes abordagens sobre governança.

Continua depois da publicidade

– Santa Catarina tem muito o perfil de querer uma governança simples, acessível, adaptável a diferentes modelos de negócios e tamanhos de empresa. Então, a gente pensou em trazer a temática da governança múltipla, no sentido de que existem temas transversais que se adaptam a qualquer perfil de empresa. Que os agentes de governança, conselheiros e empresários precisam estar atentos e podem aprender uns com os outros – explica Léia Wessling.

Léia Wessling, coordenadora geral do IBGC em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

A abertura da programação será com o painel Walk the talk: Cultura de integridade do Grupo Lunelli, com palestra da presidente da Lunelli Indústria do Vestuário, Viviane Lunelli. Também participarão o presidente da Haco, Alberto Lowndes e a moderação será de Bruno Basso, coordenador do capítulo SC do IBGC.

Na sequência, após o intervalo, o tema será Cidades inteligentes e governança de stakeholders, com o CEO da Global Governance, Eduardo Eichenberger, a CEO na Studio Viva e placemaker na Cidade Criativa Pedra Branca Ornella di Lullo, e o CEO da Hurbana, Marcelo Gomes.

A programação da tarde contará com os painéis: Inovação e sustentabilidade na geração de valor para os negócios, Modelos de negócios e governanças possíveis, Liderança e a decisão colegiada nos conselhos e Governança para o futuro: cenários e o papel dos conselhos.

Continua depois da publicidade

Entre os palestrantes, estarão também o CEO da Softplan Eduardo Smith, o vice-presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) Diego Ramos, a autora do livro “A Caixa-Preta da Governança” Sandra Guerra e o vice-presidente de pesquisas da Garner Cassio Dreyfuss. Os coordenadores do IBGC em SC Silvia Marafon e Andriei Beber serão moderadores de palestras.

Leia também

Pesquisador defende conversão de ônibus à combustão em elétricos para Florianópolis

Saiba o que Jorginho, secretários e empresários de SC disseram a investidores da Faria Lima

Governo informa a investidores que a SCPar será a nova Invest Santa Catarina

Vertical Saúde da Acate celebra a 150ª reunião com homenagens e destaca parcerias

Feira mostra como tecnologias facilitam construir e morar em edifícios