*Correção: esta matéria foi corrigida em 28 de fevereiro de 2018. Anteriormente ela afirmava que Esperidião Amin havia atrasado os salários em sua gestão, o que não aconteceu.

Continua depois da publicidade

O governador Carlos Moisés está mais aberto para falar sobre a situação financeira do Estado, inclusive alertando que pode haver atraso de salários a partir de junho, como fez em entrevista para o colega Cláudio Loetz quarta-feira. Se atrasar, não será o primeiro governo a fazer isso. O problema já ocorreu nas gestão de Paulo Afonso Vieira. No Rio Grande do Sul, nosso importante vizinho, os salários do Estado atrasam desde fevereiro de 2016.

Soluções

A torcida, nos líderes do governo, é aumento da receita. Na semana passada, o secretário da Fazenda, Paulo Eli, deixou claro que não será buscado aumento da receita com maior carga tributária. Isso não funcionou em outros Estados. Entre as possíveis fontes, uma seria a redução do duodécimo, valor que vai para os poderes. SC tem o maior percentual do país, 21,88%. O Rio Grande do Sul tem 10,5% e o Paraná, 18,6%.

Turismo

O ex-ministro do Turismo, Vinícius Lummertz (C), no lançamento do livro Brasil Potência Mundial do Turismo, terça-feira à noite, em São Paulo, ao lado do governador João Dória (E), de quem é secretário.

Com entrevistas e análises de 19 empresários, entre os quais os catarinenses Fernando Marcondes de Mattos e Luiz Ferla, a obra chega às livrarias em breve. A data de lançamento em Florianópolis ainda não está definida.

Continua depois da publicidade

Luso-brasileira

O Dot Digital Group, de Florianópolis, oficializou joint venture de edtech com a empresa porguguesa Vantegem+. O objetivo é crescer na educação corporativa, informa o fundador e presidente do Dot, Luiz Alberto Ferla. Segundo ele, a meta é crescer 44% este ano e chegar ao faturamento de R$ 60 milhões.  

Vindima

Para quem não vai no Carnaval, um dos caminhos é a Serra Catarinense, em São Joaquim, onde abre sexta à noite, na praça, uma degustação paga de vinhos, que se repete até domingo. Além disso, a Vindima acontece em vinícolas da Serra até o final de março.

Endeavor

Onze empresas de SC foram aprovadas para o programa de aceleração Scale-Up da Endeavor. Contarão com consultoria especial para que seus negócios cresçam em escala ainda maior. As contempladas foram a Asksuite, Cheesecake Labs, Datarisk, Mormaii Fitness e Noma Sushi, de Florianópolis; Camerite, Simplus e Treasy, de Joinville; Brasil ao Cubo, de Tubarão; Mais Internet, de Palhoça; e Effecti, de Rio do Sul.