Em função do Dia Mundial do Ovo, esta sexta-feira, 11 de outubro, a Granja Faria, gigante catarinense do setor aproveita a data para compartilhar receitas diferentes com essa proteína nas suas redes sociais. São sete receitas diferentes, algumas pouco comuns, que usam o ovo como ingrediente principal ou um dos ingredientes.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Elas são apresentadas no feed do Instagram @granja.faria, com demonstração de como fazer. Uma das que mais chamam atenção é um bolinho salgado composto por peito de frango em pedaços, ovos e temperos diversos.
A empresa que tem sete oficial no município de Lauro Müller, Santa Catarina, foi fundada pelo engenheiro agrônomo Ricardo Faria e é líder nacional na produção de ovos.
Maior consumo de ovo da história
Continua depois da publicidade
O Dia Internacional do Ovo também é celebrado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Instituto Ovos Brasil. De acordo com a associação, o Brasil vai produzir em 2024 quase 57 bilhões de unidades, 8,5% mais que no ano anterior. Em 2023, o país produziu 52,448 bilhões de unidades.
A ABPA destaca também que este será o ano em que os brasileiros mais consumirão ovos: chegarão a 263 unidades per capita ano.
– Está mais competitivo produzir ovos em 2024. Os custos estão mais ajustados e o consumidor tem demandado mais o produto. As perspectivas para o setor são positivas e nossos indicadores apontam a ampliação dos níveis de consumo para o próximo ano. Além do fato de ser uma das proteínas mais versáteis e acessíveis disponíveis, o ovo já é reconhecido pelos consumidores de todas as classes e perfis de consumo como um dos alimentos mais completos que existem. Exatamente por isso, o ovo deixou de ser visto apenas como um simples produto e passou a ser um alimento que tem influência tanto para a segurança alimentar, como para a saúde pública – destacou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Atualmente, o Brasil é o quinto maior produtor mundial dessa proteína e um dos que têm consumo acima da média mundial, que está em 230 ovos por pessoa, por ano.
Continua depois da publicidade
O Dia Mundial do Ovo não é fixo. É celebrado na segunda sexta-feira de outubro. Entre os países que comemoram a data, além do Brasil estão os Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Reino Unido, França, Holanda e Dinamarca.
Leia também
WTC promove Santa Catarina para o mundo em camarote VIP na Oktoberfest
Presidente do conselho da WEG Décio da Silva recebe o título de Engenheiro do Ano
Florianópolis é a cidade mais criativa do Brasil, mostra novo índice da ESPM
Liderança de Florianópolis em recursos para startups projeta inovação de SC na AL
Embaixadora da Alemanha diz em SC que regras antidesmatamento precisam de ajustes
SCPAR Invest SC negocia atração de quase R$ 25 bilhões em investimentos ao Estado