A FAHECE, fundação catarinense gestora do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc), do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) e das unidades do Samu, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência do Serviço Único de Saúde (SUS), acaba de conquistar uma certificação de forma inédita. É a primeira instituição do país a obter a Acreditação Integrada de Redes de Atenção à Saúde, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Continua depois da publicidade
Essa acreditação consiste na avaliação do modelo de gestão da qualidade dessas instituições de saúde, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade, informou a fundação. Uma equipe de avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Receba notícias de SC por WhatsApp
– A acreditação é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas unidades sob nossa gestão e garante uma forte integração dos serviços. O processo de melhoria é contínuo e estamos comprometidos com isso – comentou o presidente da FAHECE, o médico Alvin Laemmel.
A conquista dessa acreditação não é obrigatória, mas reconhece que as instituições certificadas atendem aos rigorosos padrões que a metodologia para esses setores exige, destacou o superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz.
Continua depois da publicidade
Para o superintendente da FAHECE, Douglas Cláudio, essa acreditação nível 1 consiste num passo para estruturar processos que permitem buscar de maneira contínua a evolução da qualidade. Segundo ele, a acreditação da ONA também qualifica os 2,5 mil profissionais que atuam nessas instituições que são fundamentais para os cidadãos do Estado.
A CEO do IQG, Mara Machado, destaca que agora outras instituições no Brasil poderão buscar também essa acreditação integrada, o que vai beneficiar pacientes de toda a rede pública nacional.
Leia também
Governadores decidem formalizar Cosud e fazem alerta sobre a reforma tributária
SC tem terceiro maior saldo de novos empregos do país até abril
Agro surpreende no PIB, mas investimento e outros setores mostram dificuldades
Congresso Nacional instala frente de microcrédito presidida por Esperidião Amin