Na hora de decidir viagens de lazer, o que pesa mais para os moradores da Região Sul do Brasil? Pesquisa do Ministério do Turismo apurou que gastronomia é a terceira atração turística para os viajantes do Sul. Para brasileiros de outras regiões, essa é a sétima motivação.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Os números são inéditos e integram a pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025. Ela mostra que a primeira motivação de viagem de lazer da população da Região Sul é “Sol e praia” com 54% das respostas. Em segundo lugar ficou o ecoturismo (natureza), com 31% de preferência e, em terceiro lugar, gastronomia, com 17%.

Veja pratos famosos e também bebidas da gastronomia catarinense:

Continua depois da publicidade

Considerando a média brasileira, a pesquisa apurou que “Sol e praia” também estão em primeiro lugar com 53% de preferência dos turistas. Em segundo lugar aparece ecoturismo com 29%, em terceiro lugar ficaram as opções Cultural/histórico e Saúde e bem-estar com 16% cada. Gastronomia ficou em sétimo lugar, com 12% das preferências.

Essa sondagem mostra que a qualidade e diversidade da gastronomia da Região Sul oferece experiências únicas para viajantes. Por isso essa opção está mais no radar das pessoas. É também um indicativo de que a região tem vocação para turismo o ano inteiro.

A sondagem foi realizada em meados de outubro de 2024. Foram entrevistadas 802 pessoas pelo instituto Nexus, empresa da FSB Holding que atende o Ministério do Turismo.

Leia também

Empresa farmacêutica bilionária de SC fecha 2024 com faturamento maior

Sindicato doa material escolar a crianças por meio de projetos sociais

Presidente de grupo hoteleiro de Portugal vem a SC avaliar potencial para investimentos

Preço do gás natural deveria cair mais para retomada do consumo, alerta SCGÁS

Imobiliária de SC é a melhor do Brasil para se trabalhar, mostra ranking do GPTW