A SCGás, concessionária de gás natural em Santa Catarina, informa que vai comunicar na tarde desta terça-feira reajuste nas tarifas do insumo que vão vigorar a partir desta quarta, 5 de janeiro. A empresa explica que tanto ela quanto a Petrobras interpretaram que a decisão judicial do final de 2021 manteve as atuais condições contratuais, excluindo apenas os efeitos do novo contrato até abril.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Isso significa que os preços das tarifas não estão congelados e sobre eles devem incidir o custo do petróleo internacional, as variações cambiais e o efeito da conta gráfica. Segundo a empresa, a variação média será menor do que os 40% previstos recentemente.
O que não entra na conta até abril é aquele contrato feito pela SCGás junto à Petrobras, com reajuste de aproximadamente 50% no preço do insumo.
De acordo com a SCGás, as novas tarifas para os grupos de consumidores industrias, comerciais, residenciais e de gás natural liquefeito (GNV) serão válidas para o período de 5 de janeiro a 30 de junho deste ano. Segundo a empresa, as novas tarifas atenderão a nova realidade de precificação do supridor e aspectos jurídicos e regulatórios da concessão.
Continua depois da publicidade
Leia também
Justiça suspende até abril a alta das tarifas de gás natural em SC