Os preços das tarifas de gás natural terão reajuste médio de 24% a partir desta quarta-feira (05/01) em Santa Catarina. Os consumidores industriais terão alta de 24,02%; o comércio, de 17,28%; as residências, 14,49%; e o gás natural veicular (GNV) passará para R$ 3,466 por metro cúbico, o que significa acréscimo de 24,56%.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo a SCGás, que anunciou a decisão com base na liminar da Justiça, o preço médio é cerca de 40% inferior ao comunicado para vigorar em 01 deste mês, mas que foi suspenso. A propósito, a distribuidora explicou que, pela decisão judicial, os preços não foram congelados, mas mantidas até em abril as condições do atual contrato de suprimento.

Assim, o novo cálculo foi refeito nesta terça-feira, definindo novas tarifas com base nos efeitos regulatórios da conta gráfica, mantendo as condições do contrato atual (NMG 2020-2023) até abril deste ano. Também incluem projeções de custo de gás do novo contrato a partir de maio.

Preço do novo contrato com a Petrobras não foi incluído. Os novos valores devem vigorar até 30 de junho deste ano ou enquanto estiver vigente a liminar.

Continua depois da publicidade

A SCGás observa que pode ter mudanças caso o efeito da liminar for suspenso ou, também, se o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tomar outra decisão sobre os reajustes da Petrobras. Isso porque entidades de SC entraram com pedido de análise no conselho, que ainda não respondeu.