Nesta semana em que a líder mundial de proteínas, a brasileira JBS confirma ingresso na bolsa de Nova York (NYSE), uma das suas controladas em Santa Catarina, a Macedo Agroindustrial, produtora de proteína de frango, chega nesta quinta-feira aos 50 anos. A empresa que ousou produzir frangos no litoral, fundada em 13 de julho de 1973, tem marca consolidada pela confiança que conquistou dos clientes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Com frigorífico moderno em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, a Macedo oferece produto fresquinho, de um dia para outro, para supermercados da região. Esse diferencial foi destacado pelo presidente e CEO da gigante de carnes, o engenheiro catarinense Gilberto Tomazoni, há poucos dias.

A Macedo é uma das empresas catarinenses que têm uma bela história familiar. Foi fundada pelo então jovem casal José Ferreira de Macedo e Ester Macedo; ele engenheiro agrônomo, ela professora de matemática, que estavam apaixonados, casados há pouco tempo e constituindo a família com quatro filhos. Juntos, investiram, trabalharam, conquistaram mercados e formaram uma equipe profissional fiel, com admiração recíproca, conta a empresária.

Em 2008, quando José Macedo já apresentava sintomas precoces da doença de Parkinson, o casal decidiu vender a empresa para a americana Tysson Foods. Em 2014, foi adquirida pelo grupo brasileiro JBS. Mas como a marca seguiu consolidada, as decisões das duas empresas foi mantê-la. Em SC, a JBS atuar também com a marca Seara.

Continua depois da publicidade

– Após muito trabalho, batalhas vencidas, a marca Macedo continua muito firme, uma marca catarinense muito forte. A Macedo é o resultado do sono de um visionário transformado em realidade – afirma a empresária que foi a principal gestora do negócio planejado pelo marido.

Segundo ela, José Macedo era o técnico, que cuidava dos detalhes da produção e também liderava as equipes. Desde o início, com gestão respeitosa e acolhedora, ele conquistou muitos seguidores e admiradores na empresa. Nestes dias que antecederam o aniversário de 50 anos, ela ligou para alguns antigos colaboradores para agradecer a parceria.

– O Macedo foi visionário, corajoso, com muita garra e muito amor. Ele viveu tudo com muita intensidade. Tivemos uma história muito bonita juntos – disse a empresária, quando ele faleceu em agosto de 2021.

Nos tempos que dirigia a empresa, José Macedo também estudava. Fez mestrado e doutorado no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além disso, era músico e compositor. Muitas músicas que criou foram inspiradas na esposa Ester.

Continua depois da publicidade

Com presenças no mercado catarinense, principalmente na área litorânea, e no exterior, a Macedo foi adquirida duas vezes por grandes grupos pelo valor que conquistou. Segue forte com a JBS, grupo que tem feito investimentos constantes nas suas unidades em SC e no país. Desde 2018, quando recebeu investimentos superiores a R$ 100 milhões, a unidade da Macedo em São Pedro de Alcântara, na região de Florianópolis, conta com dois turnos de produção.

Leia também

“Nosso propósito é produzir conteúdo que gere valor aos catarinenses”, diz presidente da NSC

Empresário volta à construção de luxo em SC com sócio radicado nos EUA

Sebrae traz para SC o método Polarity Thinking para formação de líderes

Hospital Dona Helena investe em atendimento, TI e conquista prêmio de inovação