Quem viaja pela BR-101, Sul de Santa Catarina, no verão, se depara com a oferta de frutinhas amarelas para venda às margens da rodovia. É o Butia catarinensis (nome científico) de fruta produzida por uma espécie de coqueiro. Para mostrar que além do consumo in natura, o butiá pode ser preparado de outras formas, a empresa SulGesso, de Imbituba, que atua com agronegócio, lançou o livro Receitas com Butia Catarinensis.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC por WhatsApp
A obra de capa dura, 100 páginas, traz 18 receitas com a frutinha, incluindo bolo funcional, sucos, sorvete, pudim e até bombons. Com o objetivo de preservar e difundir mais a espécie, a SulGesso tem um viveiro de mudas de butiá, que ela doa para a comunidade, escolas e para uma ONG que faz reflorestamento na região.
– Assim como o butiá, este livro também é um fruto. Fruto de um esforço em conjunto feito por nossos colaboradores. Cada receita apresentada foi testada, degustada e aprovada para o preparo em casa – destacou Isabela Ferreira Rousseau, a diretora executiva da SulGesso.

O livro será distribuído em escolas de Imbituba, enviados para entidades e clientes da empresa. Também será presenteado para os colaboradores. O butiá está presente em diversas regiões do Brasil, mas esse de SC é típico do local. A SulGesso tem uma atenção especial com a produção agrícola e de fruticultura porque atua com fertilizantes, tendo lançado recentemente um fertilizante inteligente.
Continua depois da publicidade