Com infraestrutura planejada e natureza exuberante, o icônico bairro-balneário Jurerê Internacional, em Florianópolis, inicia nesta quarta-feira uma nova fase. Entra no setor de inovação global com a inauguração da Founder Haus, um hub que incentiva negócios de tecnologia voltados à preservação do planeta Terra e à resiliência humana.  

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Founder Haus é um empreendimento da empresária curitibana Paloma Lecheta e do investidor canadense Nima Kaz, que conta com apoio do Grupo Habitasul. A inauguração, nesta quarta-feira (23), às 19h, terá a participação de cerca de 100 investidores internacionais, fazendo uma conexão do Vale do Silício, nos Estados Unidos, com a “Ilha do Silício”, em Santa Catarina, a partir de Jurerê Internacional.

– A gente vai fazer este lugar virar um polo. Por que Jurerê Internacional? Florianópolis é o segundo principal hub de inovação brasileira para startups. O primeiro é São Paulo. Como aconteceu nos EUA, você pensaria que Nova York seria a grande cidade, o melhor lugar para constituir uma empresa de tecnologia, mas foi no Silicon Valley que se consolidou, em Palo Alto, que se consolidou. Então, não é necessariamente nas grandes cidades que a inovação acontece. O mesmo está acontecendo no Brasil. São Paulo é forte, mas Floripa vem em segundo lugar, está se destacando nesse mundo – explica Paloma Lecheta, diretora geral do Founder Institute e cofundadora da Founder Haus.  

Segundo ela, a infraestrutura de Jurerê Internacional permite que empresários e profissionais do setor possam trabalhar em um local que oferece alternativas de escritórios, residências, mas também de caminhar na praia. Esse modelo será testado com a primeira casa, que fica ao lado do resort Il Campanário.

Continua depois da publicidade

– Esta será a primeira de uma série de casas que focam em uma mega vertical. É importante comunicar para o mundo: não somos mais investidores agnósticos. Até ano passado, a gente investia em qualquer startup, desde que fosse boa, na primeira rodada dela. Hoje, somos agnósticos da rodada. A empresa pode ser madura, como a Habitasul, ou pode ser pequena, que nasce hoje. Mas ela precisa solucionar alguma coisa dentro da mega vertical da resiliência humana – explica Nima Kaz, cofundador de JUPTER e da Founder Haus.

De acordo com o empresário, as startups que serão apoiadas pela Founder Haus, ou estarão solucionando alguma coisa para a melhoria da vida das pessoas, voltadas à saúde, alimentação e tudo mais, ou solucionarão  alguma coisa que tem a ver com exploração espacial para que o ser humano possa se tornar multiplanetário, sobreviver também em outros planetas. Ela pode solucionar problemas climáticos para a continuidade da vida na Terra ou criar modelos novos de sociedades e comunidades.

Entre os convidados para o evento está a nova cônsul dos Estados Unidos para a Região Sul, Carrie Muntean, que também participará do Startup Summit, em Florianópolis. Estarão ainda Kayvan Baroumand, empresário americano do Vale do Silício, que foi COO da Plug and Play e atual CEO da Innowise e SignalRank e André Leal, também empresário americano do setor de TI.   

– A Founder Haus e todo o conceito que ela agrega representam para nós do Grupo Habitasul mais um passo no novo momento que estamos vivendo em Jurerê in_. Temos o propósito de desenvolver lugares que inspirem a vida e queremos seguir trazendo a inovação para o futuro que temos planejado ao empreendimento – afirmou Sérgio Ribas, diretor-presidente do Grupo Habitasul.

Continua depois da publicidade

Seminário de quatro dias

A inauguração da Founder Haus terá três palestras na abertura e seminário de quatro dias. Os palestrantes desta quarta serão Kayvan Baroumand, Serge Escobar, canadense que é um dos maiores gestores de fundo Venture Capital no Canadá, e Nima Kaz, radicado no Brasil há 10 anos e mais recentemente, morador de Jurerê Internacional. Entre os fundos que participarão nesta quarta estão Domo Invest, JUPTER AdVentures, Catarina Capital, Invisto, Astella, Irani Ventures, ACE Ventures.

O evento, nos três primeiros dias, será com programação fechada para convidados. No último, sábado, será uma ação aberta a interessados, informou Paloma Lecheta. Haverá o Founder Haus Beach Tennis Challenger, que aproximará “founders” e investidores, a partir das 9h.

Quinta-feira, o seminário terá um encontro para 40 investidores com o empresário Pierro Contesini, de Joinville, fundador da Asaas. Sexta-feira o evento será com Felipe Matos, CEO e fundador da Sirius, neouniversidade especializada em inteligência artificial e ciência de dados da América Latina.

Leia também

Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil, mostra ranking do CLP

Empresa de TI de SC fundada por gêmeos é adquirida pela americana Howdy.com

Por que a multinacional doTerra escolheu Santa Catarina para instalar fábrica

Menino de Curitiba realiza sonho de conhecer arranha-céu de Balneário Camboriú

Todos os milagres econômicos recentes foram relacionados à presença internacional, diz Troyjo

Indústria de equipamentos para saúde investe R$ 80 milhões em Palhoça

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade