A organização holandesa Green Destinations, que avalia e reconhece destinos turísticos com práticas sustentáveis e responsabilidade social no mundo, revelou os cem lugares que integram o Top 100 Stories 2024. O evento foi realizado de forma virtual nesta quinta-feira à tarde. Dos 14 destinos brasileiros reconhecidos, seis são de Santa Catarina: Bombinhas, Bom Jardim da Serra, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Desta vez, a organização recebeu mais de 170 inscrições de narrativas de diversos locais do mundo. Dessas, reconheceu 14 do Brasil. Nessa lista brasileira estão os municípios de Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS), Bombinhas (SC), Bom Jardim da Serra (SC), Fernando de Noronha (PE), Itá (SC), Penha (SC), Rota do Enxaimel (SC), Santa Cruz (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Sirinhaém (PE), Tamandaré (PE), Tibau do Sul (RN) e Treze Tílias (SC).
Veja imagens dos destinos de SC premiados:
Continua depois da publicidade
A revelação da lista integra a Conferência Global Green Destinations 2024. O objetivo é projetar destinos que buscam soluções inovadoras e sustentáveis para o turismo, com ênfase em preservação ambiental, educação e inclusão social.
O reconhecimento do Top 100 é com base em até 30 indicadores de sustentabilidade previstos nas diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). São premiados destinos que cumprem pelo menos 60% dessas exigências.
Com essa divulgação da lista, os destinos aproveitam para se projetar localmente e também ganham mais visibilidade internacional. Eles passam a integrar o Green Destinations Stories Awards que fará a entrega dos prêmios durante a ITB Berlin 2025, considerada o maior evento mundial de turismo.
– Ver esses destinos brasileiros no TOP 100 Stories é uma declaração poderosa de que o Brasil é a vanguarda do turismo sustentável. O trabalho realizado por cada um desses locais é uma prova viva de que podemos liderar o caminho para um futuro mais consciente, onde o turismo serve não apenas ao visitante, mas também à nossa terra e às nossas comunidades – avaliou Rodrigo Cidade, diretor superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (Idel).
Continua depois da publicidade
O Instituto Idel é da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), que é parceira da organização Green Destinations. Entre os trabalhos feitos por essa organização estão programas de certificação de destinos de turismo sustentável e consultoria na área, com foco no desenvolvimento econômico, social e ambiental.
No evento desta terça, também foi anunciado Natal, capital do Rio Grande do Norte, como sede da Conferência Green Destination Latinoamerica 2025, de 17 a 19 de junho do próximo ano.
Leia também
Veja quais são as 20 maiores empresas de SC no ranking 500 Maiores do Sul
Udesc comemora 60 anos da Esag com livro, filme, mesa-redonda e celebração
Empresa manezinha de tecnologia expande e quer investir R$ 50 milhões em cinco anos
Ícone da publicidade mundial, Washington Olivetto inspirou matéria premiada da NSC
Oktoberfest e show de Paul McCartney aumentam número de voos para SC