Atrações turísticas que incluem a preservação da natureza e da cultura começam a destacar ainda mais Santa Catarina e o Brasil no cenário mundial. Dos 100 destinos internacionais premiados quinta-feira (12) pela organização Green Destinations, 14 são do Brasil e seis de Santa Catarina. Desses brasileiros, dois catarinenses foram premiados com selo Prata, uma das maiores distinções do evento: a Rota do Enxaimel, de Pomerode, e Caminhos do Pescador, de Penha.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A entrega dos prêmios foi quinta-feira (12) em Punta Arenas, cidade da Patagônia, no Chile, onde também foi realizado o congresso anual do evento. E uma das palestras desse congresso foi justamente sobre o case de Pomerode e foi feita pelo vice-presidente da Associação Rota do Enxaimel, o empresário Ivan Blumenschein, que também é presidente do Conselho Municipal de Turismo.

Veja fotos da premiação e das atrações turísticas de Santa Catarina:

Continua depois da publicidade

Destaques da Roda do Enxaimel

Ivan Blumenschein falou sobre o trabalho de preservação ambiental, do patrimônio histórico e do incentivo ao turismo como geração de renda. Com 50 casas históricas construídas pela técnica enxaimel, de tijolos à vista, a rota localizada no bairro Testo Alto passou a ser mais divulgada em 2021, quando foi criada a associação.

A partir disso, o número de turistas por ano cresceu de 30 mil para 200 mil, o que aqueceu a economia com a venda de mais produtos coloniais, gerando novos empregos e renda. Isso fortalece a agricultura familiar e ajuda a preservar as casas históricas, que foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).   

Entre os diferenciais da rota está o fato de ter a maior concentração de residências no estilo enxaimel fora da Alemanha ao longo de 16 quilômetros. Também conta com amplas áreas de natureza preservada ao redor, trilha para caminhadas e práticas sustentáveis no atendimento aos turistas.

Blumenschein destacou que a rota se tornou uma das principais atrações turísticas de Pomerode. No mês de outubro, ela foi incluída na lista das 100 melhores iniciativas sustentáveis globais pela Green Destinations. Além do empresário, Pomerode participou do evento com a tesoureira da Associação Rota Enxaimel, Lu Oliveira, que recebeu o prêmio.

Continua depois da publicidade

Caminhos do Pescador em Penha

A exuberante natureza preservada também foi diferencial para o roteiro turístico Caminhos do Pescador, de Penha, conquistar selo Prata da Green Destinations. É um roteiro de 14 quilômetros que surpreende por incluir rodovia e rotas para caminhadas em áreas junto à Mata Atlântica.

Atração do mesmo município do parque Beto Carrero World, o Caminhos do Pescador foi aberto há séculos para pescadores e marisqueiros para buscar pescados ou receber visitantes na região. Com essa destinação turística, se torna uma opção para turistas conhecerem a flora e a fauna da região.

Atenção global ao turismo sustentável

Para a premiação deste ano, a Green Destinations recebeu mais de 190 inscrições de 90 países. São roteiros turísticos que preservam o meio ambiente. Desses, escolheu os brasileiros: Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS), Bombinhas (SC), Bom Jardim da Serra (SC), Fernando de Noronha (PE), Itá (SC), Penha (SC), Rota do Enxaimel (SC), Santa Cruz (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Sirinhaém (PE), Tamandaré (PE), Tibau do Sul (RN) e Treze Tílias (SC).

A associação Green Destinations foi fundada em 2014 na Holanda para incentivar e apoiar práticas turísticas sustentáveis, conferindo certificação, avaliação e suporte. Também está atenta ao movimento das pessoas em favor da sustentabilidade turística. Pesquisa da entidade apurou que de 50% a 80% dos viajantes do mundo gostariam de ir a destinos mais sustentáveis.

Continua depois da publicidade

No Brasil, a Green Destinations tem como parceiro o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (Instituto DEL), vinculado à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). É o instituto que viabiliza as consultorias e avaliações para obter certificação de sustentabilidade junto ao Green Destinations.

Leia também

“Até 80% dos turistas gostariam de viagens mais sustentáveis”, diz especialista europeu

“Juro elevado é consequência de política econômica equivocada”, diz presidente da Fiesc

Indústria e serviços puxam alta do PIB de SC, que cresce 4,7% até setembro

Escola com nome de catarinense é nota máxima no Ideb

Santa Catarina tem recorde na abertura de novas empresas, com 11,4% mais até novembro

Natura e Avon consolidam atuação conjunta; saiba quais produtos vendem mais em SC