O toque da tradicional campainha da bolsa de valores do Brasil, a B3, nesta segunda-feira (13), logo após às 10h, foi feito pelo empresário catarinense Jaimes Almeida Junior, fundador e CEO do Grupo Almeida Junior, líder em shopping centers em Santa Catarina. A simbólica cerimônia marca o IPO (Oferta inicial de ações) do fundo imobiliário FII AJ Malls, pelo qual será feita a captação no mercado, via bolsa, de R$ 317 milhões para investimento na expansão de shoppings do grupo no Estado. (Veja fotos no final desta matéria)

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O evento festivo na B3 foi com grande equipe, ao lado de executivos e parceiros desse desafio financeiro. Participaram diretores da gestora Capitânia Investimentos, que constituiu o fundo, e da XP Investimentos, que coordenou a captação dos recursos.

Segundo a B3, o ativo já está disponível para negociação a todos os tipos de investidores pelo valor inicial de R$ 10. A rentabilidade desse fundo é atrelada ao recebimento de aluguéis de imóveis comercias como shoppings centers e outlets, que possuem lojas de produtos, serviços, lazer e entretenimento. 

Este lançamento do fundo FII AJ Malls consiste numa decisão relevante do grupo para buscar capital mais acessível no mercado sem fazer a tradicional abertura de capital por meio da venda de um percentual de ações numa oferta inicial (IPO). A Almeida Junior diz estar preparada para ingressar na bolsa via oferta inicial de açoes desde 2020, mas o desafio está na economia, que, com crises no mercado interno e externo, tem feito com que empresas posterguem essa decisão. Uma fonte do mercado informou que esse passo pode ser dado pelo grupo em 2025 ou 2026.

Continua depois da publicidade

O novo movimento via fundo imobiliário significa o começo de uma nova etapa de renovação dos empreendimentos do grupo no Estado, que deverá somar R$ 800 milhões nos próximos anos. A opção bem sucedida por fundo imobiliário único é um reconhecimento do mercado brasileiro da qualidade da gestão do grupo, que tem apresentado resultado acima da média no mercado de shopping centers.

A soma do faturamento dos seis shoppings centers da Almeida Junior – Neumarket e Norte em Blumenau, Balneário Shopping em Balneário Camboriú, Garten Shopping em Joinville, Continente em São José e Nações em Criciúma – chegou a R$ 3 bilhões em 2022. Para este ano, o empresário projeta R$ 3,6 bilhões, crescimento de 20%, acima da média nacional.

Essa receita é resultado dos investimentos nos centros comerciais baseados em cidades estratégicas de Santa Catarina. Essa aposta está sendo repetida renovada agora com a participação de acionistas do mercado via fundo.

Esse êxito da empresa conta também com o impulso da economia catarinense, que é a mais diversificada do país, tem crescido acima da média nacional e se mantém com pleno emprego. Encerrou o segundo trimestre deste ano com taxa de desocupação de 3,5%, a menor do país entre as grandes economias estaduais.

Continua depois da publicidade

Além disso, os shopping centers têm, também, o impulso do turismo, que é forte principalmente no litoral, mas que puxa as vendas em alguns meses do ano em diversas cidades no leste do Estado.

Em entrevista para a coluna antes do IPO de hoje, o empresário Jaimes Almeida comemorou o fato de esse ser a primeira abertura de capital em mais de dois anos na bolsa brasileira. Isso porque as condições da economia ficaram difíceis para o mercado de ações, diante de inflação e juros altos.

Para o CEO da EQI Investimentos, Juliano Custódio, a solução encontrada pelo Grupo Almeida Junior para ir à bolsa, por meio da oferta do fundo FII AL Malls, foi criativa. Essa é uma maneira de a empresa se capitalizar para investir visando crescimento.

– Os shoppings da Almeida Junior estão entre os mais bem geridos no Brasil. É difícil a gente ter uma rede de shoppings tão bem administrada. É um orgulho para Santa Catarina ter uma empresa assim – comentou Juliano Custódio.

Continua depois da publicidade

A próxima etapa será quinta-feira (16) quando as negociações serão iniciadas na bolsa e, depois, o capital é liberado para investimentos. O primeiro será para a expansão de 12 mil metros quadrados do Balneário Shopping, que vai ganhar 140 novas lojas em projeto de R$ 160 milhões previsto para começar em 2024.

Depois, virá o investimento no Neumarket, em Blumenau, que terá ampliação de 8 mil metros quadrados de área de lojas, com montante de R$ 100 milhões. Em terceiro, virá o projeto de Joinville, no Garten Shopping, expansão de 9 mil metros quadrados e investimento também de R$ 100 milhões.

Todos os shoppings serão ampliados, com investimentos em sequência. Ao final disso, o grupo estima que chegará a 80% do total de área bruta locável no setor em SC. Atualmente, está em 71%. Em receita, o percentual da Almeida Junior é maior.

A motivação do empresário Jaimes Almeida com novos projetos não se limita à expansão dos shopping centers. O grupo também avança no mercado imobiliário, com a construção de prédios residenciais junto aos shoppings.

Continua depois da publicidade

O primeiro será inaugurado nos próximos dias em Balneário Camboriú. Jaimes Almeida tem apostado na dinâmica economia de SC e tem alcançado os resultados projetados, apesar das constantes adversidades econômicas do Brasil e exterior.

Veja fotos do evento com toque do sino da Almeida Junior na B3

Leia também

Volta do imposto de importação a veículos elétricos é polêmica e afeta negócio em SC

Indústria têxtil elege descarbonização e colaboração como prioridades

Empresárias terão plataforma para negócios entre Mercosul e União Europeia

Empresa bilionária de SC vai tocar sino da Bolsa de Valores para abrir capital

Agenda da Água 2023 coloca o desafio de gestão bilionária de obras e saneamento em SC

Empresário Fernando Füchter, que faleceu nesta segunda, recebeu homenagem da família há poucos dias

“Temos problema muito sério de produtividade na pequena empresa”, alerta diretor do Sebrae SC

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC