Nova referência do ecossistema de inovação da região de Itajai, o Elume Centro de Inovação, também chamado de Elume Parque Tecnológico, foi inaugurado nesta segunda-feira pelo governador Jorginho Mello (PL), o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), a vice-governadora Marilisa Bohem e outras autoridades. Com investimentos de R$ 8,7 milhões do Estado e municípios, o empreendimento integra a Rede Catarinense de Centros de Inovação. (Veja galeria de fotos no final desta matéria)

Continua depois da publicidade

Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Apesar de ter sido um dos primeiros centros de inovação confirmados quando o projeto de 13 centros foi lançado em 2013 pelo então secretário de Estado de Desenvolvimento, Paulo Bornhausen, durante o governo de Raimundo Colombo, somente agora o centro se tornou realidade.

De acordo com a secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, esse atraso ocorreu porque a primeira empresa que ganhou a licitação atrasou a obra devido à pandemia Covid-19. Aí foi realizada nova licitação para outra empresa fazer. Quando Jorginho Mello assumiu, determinou que a obra fosse concluída rapidamente.

O Elume reúne a tríplice élice da tecnologia – setor privado, setor público e universidades – de 11 municípios que integram a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

Continua depois da publicidade

Além de Itajaí, estão Balneário Camboirú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Penha, Porto Belo e Navegantes. A marca Elume foi composta pela inicial de eleven (11 cidades) e lume, que significa brilho e saber em latim.

– A gente já sai com 100% de ocupação. As empresas estão em processo para levar as mobílias. Temos a presença de quatro universidades. A Univali estará lá dentro com diversos programas e incubadora. A Udesc estará com diversos laboratórios, a UFSC e o IFSC também estarão. Além disso, diversas empresas das áreas de saúde, logística e automação terão unidades no centro.

A gente ficou bem contente com a aderência da comunidade. Isso mostra o quão maduro é o nosso ecossistema de inovação. Existia uma preocupação se as pessoas teriam interesse num centro deslocado da cidade, mas que está bem localizado quando a gente pensa no caráter regional – destacou o diretor executivo do Elume, Emerson Pereira.

– A região de Itajaí conta, agora, com um espaço de alta qualidade para acolher empreendedores visionários. Estamos dando oportunidades para ajudar no desenvolvimento dos municípios da Amfri e fazendo com que Santa Catarina cresça em inovação. Para isso, nós criamos a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação sob o comando do secretário Marcelo Fett – afirmou o governador.

Continua depois da publicidade

Para o secretário Marcelo Fett, esse novo espaço é importante para potencializar o ecossistema da região e fortalecer a Rede Catarinense de Centros de Inovação que agora conta com 15 desses espaços estratégicos em diversas cidades do Estado.

– A inauguração do centro de inovação Elume em Itajaí é um marco para o estímulo do empreendedorismo, da tecnologia e do desenvolvimento econômico pautado na inovação e na neoindustrialização de Santa Catarina – comentou Marcelo Fett.  

– Com a entrega do Centro Regional de Inovação poderemos criar soluções perto de casa, regionalmente, fortalecendo o ecossistema e fomentando as startups. É uma ferramenta de transformação, um projeto que certamente trará bons resultados e vai fazer a diferença no desenvolvimento tecnológico e econômico da nossa região – afirmou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Também no evento, Felipe Mandawalli, head de Inovação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia disse que o centro vai atrair grandes empresas da região e fará diferença no desenvolvimento de inovação para o Estado.

Continua depois da publicidade

Galeria de fotos da inauguração do Elume Centro Regional de Inovação em Itajaí: