Lideranças políticas e do setor privado participam terça-feira (11) do I Fórum Metropolitano de Micro e Pequenas Empresas com o objetivo de discutir políticas para melhorar negócios. O evento, que será no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, é uma iniciativa é da Associação Metropolitana de Micro e Pequenas Empresas (Ampe Metropolitana), que está completando 13 anos de atividades.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do NSC Total pelo WhatsApp

Para a entidade, o momento é de apresentação de iniciativas para melhorar a atuação do segmento, que representa 93% das empresas formais catarinenses, segundo dados do Sebrae-SC. A Ampe reforça que tratamento diferenciado a essas empresas é garantido na Constituição federal.

O presidente da associação, Ivam Michaltchuk, afirma que o fortalecimento do empreendedorismo promove o desenvolvimento econômico e social nas cidades, no Estado e no país.

A entidade sugere com frequência programas para apoiar o setor. Entre as sugestões acatadas nos últimos anos estão o Juro Zero da prefeitura de Florianópolis e o SC Mais Renda Empresarial do governo do Estado durante a pandemia.

Continua depois da publicidade

Entre os deputados estaduais que confirmaram participação no evento estão Marcos Vieira (PSDB), que coordena a Frente Parlamentar de Micro e Pequenas Empresas; Mario Motta (PSD), coordenador da Comissão de Legislação Participativa; Matheus Cadorin (Novo), coordenador da Frente Parlamentar de Liberdade Econômica; e Napoleão Bernardes (PSD), que coordena a Frente Parlamentar de Governo Aberto.

Na comunicação sobre o evento, a Ampe Metropolitana informa outros dados do Sebrae-SC sobre o segmento. Destaca que Santa Catarina tem mais de 975 mil micro e pequenas empresas e que dessas, mais de 550 mil são microempreendedores individuais (MEIs), 350 mil são microempresas e 75 mil são empresas de pequeno porte. Ainda segundo o Sebrae, esse segmento responde por 42% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e por 59% dos empregos formais, o que significa mais de 1,2 milhão de trabalhadores com carteira assinada.  

Leia também

Decretos de Lula para saneamento ajudam planos da Casan, diz presidente da empresa

Tecnologia pode ajudar a prevenir crimes como esse na creche em Blumenau?

Grupo Koch cresce 47% até março e investe R$ 100 milhões em novas lojas

Universidade de SC adota realidade mista em aulas de medicina