Projeto da Fundação Certi em parceria com o Instituto Certi Amazônia (ICA) foi incluído no grupo dos top innovator da UpLink, plataforma de inovação aberta do Fórum Econômico Mundial. O objetivo da iniciativa é gerar valor para a floresta em pé.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Conforme o diretor executivo do ICA, Marco Antônio Giágio, o objetivo é desenvolver uma plataforma que usa big data e digital twin para gerar inteligência, simulação preditiva e competitividade para as cadeias da biodiversidade da região. É um trabalho que abrirá caminho para fornecer insumos para a indústria.

– Buscamos conceber uma réplica digital das cadeias de valor da floresta que permita aos usuários realizar simulações para avaliar demandas, produções e preços – explica o coordenador técnico do projeto, Daniel Penz.

Com o uso de big data e digital twin, é possível criar soluções para integração logística, financeira e de rastreabilidade para potencializar negócios de produtos da floresta, diz Penz. O digital twin (gêmeo digital) permite criar réplica virtual, igual a uma cadeia física, para que possa fornecer perspectivas sobre o uso da cadeia física, explica a Certi.

Continua depois da publicidade