Com o objetivo de cobrar Imposto Sobre Serviços (ISS) não pago de 2018 a 2022, a Fazenda de Florianópolis lança a campanha Floripa MaISS Legal. A pasta explica que o objetivo é estimular a autorregularização de tributos sobre serviços sem o pagamento de multa e, assim, combater a sonegação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A exemplo de outras instituições responsáveis por arrecadação, como as secretarias de Fazenda do Estado e da União, a prefeitura cruzou dados e apurou que muitos contribuintes estão devendo valores porque não emitiram nota e recolheram o imposto.

– É importante destacar que, com o Floripa MaISS Legal, estamos cumprindo nosso papel de combater a má concorrência, a sonegação e estamos adequando técnicas já praticadas em outros âmbitos. Precisamos estabelecer uma cultura de emissão de Nota Fiscal nas prestações de serviços e também privilegiar quem já faz o que é certo – explica a secretária da Fazenda de Florianópolis, Michele Roncalio.

De acordo com a secretária, o Floripa MaISS Legal permitirá o cruzamento de dados com notas fiscais (NFs) declaradas para ver se o valor declarado à prefeitura é igual ao recebido pelas empresas. Quem está devendo terá 45 dias para fazer a autorregularização.

Continua depois da publicidade

Para casos com divergências significativas, a Fazenda fará uma comunicação direta ao contribuinte. Entre os objetivos estão, também, promover a educação fiscal e evitar a concorrência desleal no setor de serviços.

Leia também

Conheça a empresa que nasceu na UFSC e é uma das líderes globais em clareadores dentais

Universidade Gratuita: do sonho a um futuro com mais conhecimento

A mil metros de altitude, hotel de SC entra no Roteiro de Charme

Encontro das Cidades Unesco da Gastronomia terá 10 estados e receitas exóticas