A expectativa é de que a segunda edição do Floripa Conecta, em agosto de 2020, seja o dobro maior. A afirmação é do presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Daniel Leipnitz, um dos idealizadores do evento ao lado de líderes da Acif, Fiesc, Certi, Sebrae, CDL e de outros colaboradores. O novo festival de agosto de Florianópolis encerrou sua fase mais intensa de eventos neste domingo.
Continua depois da publicidade
— O sentimento que fica é de uma emoção muito grande. Os laços entre as entidades que criaram o evento saíram muito fortalecidos. Isso dá uma segurança de que a gente pode criar e transformar muito a nossa cidade – disse Leipnitz, ao destacar que quem veio ficou impressionado com o evento.
Acesse o Tech SC, portal sobre a tecnologia em Santa Catarina
Apex Brasil
O presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, em palestra na reunião da Fiesc, sexta-feira, alertou que a ênfase da instituição é ajudar as empresas se prepararem para atuar de forma consistente no mercado internacional. Ele lamentou que muita gente ainda pensa que a função da Apex é só levar empresas para expor no exterior. É uma função importante, mas a preparação é muito mais. Hoje, 70% dos projetos da Apex são para a indústria.
Alertas de SP
O diretor técnico do Sebrae São Paulo, Ivan Hussni, que esteve em Florianópolis no Startup Summit, evento do Floripa Conecta, disse que o governo precisa fazer estudos antes de aumentar a carga tributária e deve cortar custos. Segundo ele, estudos em São Paulo mostram que se aumentar a carga de impostos o consumo cai e o investidor muda para outro Estado. Num passado recente, muitas empresas saíram de SP e foram outras regiões. A vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alessandra Ferreira, também no evento, alertou que a importação ilegal de agroquímicos é grande e a tributação pode elevar ainda mais isso. Ela recomendou fazer protestos contra a alta de impostos.
Continua depois da publicidade