Todos resultados foram melhores na terceira edição do Floripa Conecta 2023, movimento que teve 160 eventos em agosto, em Florianópolis. É isso que mostram duas pesquisas feitas pelo Sebrae SC sobre impactos na economia da cidade. O Floripa Conecta colocou mais de R$ 100 milhões na economia local e atraiu 120 mil participantes, dos quais 45,7% de turistas.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O balanço foi apresentado na manhã desta quarta-feira em evento no Sebrae SC, com a participação de lideranças das entidades envolvidas no movimento. As manifestações foram de otimismo e reconhecimento de que o evento cresce de forma acelerada, ganhou reconhecimento nacional e começa a conquistar projeção internacional.
Entre os grandes eventos dentro do Floripa Conecta teve o Startup Summit, que atraiu mais de nove mil pessoas presenciais, somando mais de 40 mil com participação on-line. Teve também a maratona internacional (corrida) e o evento de tecnologia da CDL da Capital, o Inova+Ação.
Pelas pesquisas, o setor turístico contabilizou receita de R$ 35 milhões em função do movimento gerado por 160 eventos. O Sebrae ouviu 300 lojistas para ver o impacto no comércio: 99% informaram aumento de vendas e 94% tiveram aumento de visibilidade do negócio. Entrevistados também apontaram estímulo ao turismo local (88,1%), geração de emprego e oportunidades de trabalho (68,4%).
Continua depois da publicidade
– Quando a gente compara com a primeira edição do Floripa Conecta, de 2019, a percepção é de que tudo foi maior. Tivemos aumento de público e aumento de negócios para os comerciantes, bares e restaurantes. A rede hoteleira também teve mais ocupação. Vieram turistas de todos os estados do Brasil e de mais de 20 países – destacou Thaynan Mariano, diretor executivo do Floripa Conecta.
O diretor técnico do Sebrae SC, Luc Pinheiro, que participou do projeto do Floripa Conecta desde o início, destaca que é o maior evento da cidade. Segundo ele, foi buscada inspiração no SXSW (South by Southwest), do Texas, EUA, maior festival de inovação do mundo.
– Temos o turismo, a tecnologia e a economia criativa. Mas a gente nunca fazia conexão da economia criativa com todos esses atores do turismo e da tecnologia. E, ao fazer em agosto o Floripa Conecta, a gente fortalece tudo isso. Para nós, é uma forma de interferir na tecnologia, ajudando no desenvolvimento – analisa Pinheiro.
Para o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Richter Pires, o Floripa Conecta foi criado para incentivar a economia em agosto, mês de baixa atividade. Muitos eventos da cidade que não eram conhecidos, ganharam visibilidade e cresceram.
Continua depois da publicidade

– O impacto para a cidade, em termos de desenvolvimento econômico, é gigante. Traz um dinheiro que a cidade não recebia. Movimenta hotéis, bares e restaurantes. No final das contas, o que a gente quer é estimular a economia e elevar o tamanho e qualidade dos eventos – observa Pires.
Na opinião dele, o Floripa Conecta vai chegar num ponto em que vai se tornar uma referência internacional. Isso vai acontecer naturalmente, organicamente, no dia em que o evento conseguir trazer palestrante internacional de impacto, com Elon Musk ou Barack Obama.
Mas para o gerente regional do Sebrae na Grande Florianópolis, Roberto Tavares de Albuquerque, o Floripa Conecta já está ganhando relevância internacional. Isso ficou claro com a vinda de pelo menos dois renomados palestrantes internacionais do setor de tecnologia, como o Tim Ash, criador do site Tuners, no Vale do Silício, e o empresário Eric Ries, criador do movimento lean startup.
– Esse movimento para agosto foi algo inteligente, pensado exatamente para a sazonalidade da cidade com objetivo de ajudar a economia crescer. A roda da economia avança e isso estimula também outros meses, outros eventos e outros empresários a investir. Isso é muito importante para a cidade – analisa Zena Becker, responsável por Projetos Especiais da prefeitura de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O Floripa Conecta foi uma iniciativa conjunta do Sebrae SC, Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), CDL e prefeitura de Florianópolis. De acordo com o diretor de Comunicação do movimento, Fabrício Faustin, o retorno de mídia espontânea estadual e nacional superou R$ 10 milhões.
Agora, os líderes começam a organizar a edição de 2024. Segundo o vice-presidente da CDL de Florianópolis, Célio Salles, a entidade seguirá abrindo a programação com o evento de tecnologia para lojistas Inova+Ação, que também atrai cada vez mais participantes de fora da cidade e do Estado.
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Leia também:
Empresa Fever é lançada para acelerar logística sustentável
Folha salarial do governo de SC deve crescer R$ 1,1 bilhão em 2023
Senado aprova projeto que limita juro do rotativo do cartão de crédito
Comitiva da Fiesc visita BID, Bird e embaixada do Brasil nos EUA