O preço médio do metro quadrado de imóveis nas capitais brasileiras surpreendeu em setembro, com alta de 0,53% frente ao mês anterior, a maior variação desde setembro de 2014, apurou a pesquisa FipeZap, que considera o preço de venda dos imóveis. Em Florianópolis, o setor registrou 0,10% no mês, uma das mais baixas variações do país. Mas, no ano, a capital catarinense registra o terceiro maior aumento, de 5,10%, atrás apenas de Brasília (7,81%) e Curitiba (5,20%), confirmando a fama de cidade com imóveis desejados e caros.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Florianópolis fechou setembro com o custo médio do metro quadrado em R$ 7.285, um preço que nos últimos 12 meses acumulou alta de 5,99%. As causas desse aquecimento do setor da construção em meio a uma crise são várias: juros baixos, facilidades de financiamento, retorno mínimo de investimentos financeiros, a pandemia e o auxílio emergencial.

> Florianópolis está entre os destinos mais desejados por viajantes do mundo

No mês de setembro, as maiores altas médias, segundo o FipeZap, foram em Brasília (1,97%), Curitiba (1,39%, Recife (1,2%) e João Pessoa (0,78%). Como todas as condições macroeconômicas do país continuam, a expectativa é de que o setor seguirá aquecido, com vendas em alta.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Fim do mistério da sereia da Lagoa da Conceição em Florianópolis

Vídeo mostra sarcófago de 2,5 mil anos sendo aberto no Egito; assista

10 lugares para conhecer em Santa Catarina

Saiba como funciona o Pix

Brasileiro está viajando para mais perto de casa; bom para SC