O Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (CBMEV) deve instalar em Florianópolis um centro de inovação em medicina do estilo de vida (MEV). A ideia de basear na capital de Santa Catarina esse centro veio a partir de visita de lideranças do CBMEV ao ecossistema de tecnologia e inovação da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) durante o VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, realizado na cidade de quinta-feira a sábado (7 a 9 de novembro) com 400 participantes de 21 estados.

Continua depois da publicidade

 Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

– O plano para esse centro é trabalhar toda a parte de inovação da MEV. Novas tecnologias, novas metodologias. A gente pretende fazer junto com os Estados Unidos. A Amy Mechley, do International Board off Lifestyle Medicine (IBLM), veio para o nosso congresso para aplicar a prova de certificação em MEV e eu a levei para conhecer a Acate. Conversamos com lideranças da Acate e da Associação Catarinense de Medicina (ACM). Já estamos com parcerias firmadas aqui – destaca Fernanda Bornhausen, diretora regional do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

Segundo ela, esse centro de inovação será liderado pela médica e presidente do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (CBMEV), Silvia Lagrotta. O plano é firmar uma parceria com o colégio da MEV dos Estados Unidos, que foi precursor nessa área e acaba de criar um centro de inovação.

De acordo com Fernanda Bornhausen, nos EUA eles também firmaram uma parceria com a organização Blue Zones (que incentiva práticas de vida semelhantes às de povos mais saudáveis do planeta). Isso também pode ser feito aqui.

Continua depois da publicidade

Silvia Lagrotta, que há seis anos lidera o movimento da MEV no Brasil, observa que existe uma “zona cinzenta”, que é o período entre as pessoas receberem as informações sobre as mudanças de estilo de vida e efetivamente adotarem as mesmas nas suas rotinas.

  – Olha que coisa fenomenal: a gente fala de inovação, medicina, estilo de vida. A Fernanda, é mestre há anos e eu sou a mentorada dela em inovação. Ela criou o método SEDO, que é fenomenal em neurociência, ciência do comportamento. Eu criei um método de capacitação, para desenvolver programas de tratamento, de cuidados, linhas de cuidados gerais para qualquer parte da saúde integral, para qualquer médico, qualquer profissional de saúde poder ter acesso rápido. Mas a pessoa (o paciente) recebe as informações e têm que praticar – explica Silvia Lagrotta.

Conforme a presidente do CBMEV, o novo centro de inovação, considerando o que foi feito até aqui, poderá construir uma intersecção inovadora e disruptiva para facilitar um acompanhamento do paciente também nessa fase considerada zona cinzenta.

Carmen Zanotto no congresso da MEV

Na sexta-feira, a presidente do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (CBMEV), Silvia Lagrotta, e a diretora regional da instituição em Santa Catarina, Fernanda Bornhausen, receberam no evento, no Hotel Majestic, a visita da deputada federal, ex-secretária de Saúde de SC e prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto. Elas agradeceram a agilidade da parlamentar em apresentar um projeto de lei na Câmara dos Deputados dia 05 de novembro, para criar a Semana Nacional da Medicina do Estilo de Vida, a ser realizada sempre na segunda quinzena de maio.

Continua depois da publicidade

No projeto, Carmen Zanotto destacou que a Semana visa conscientizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças crônicas e promover a prática da saúde e do bem-estar. Os hábitos saudáveis são baseados especialmente nos seis pilares da medicina do estilo de vida: nutrição, exercício, controle de substâncias tóxicas, manejo do estresse, saúde do sono e conexão social.

Em Santa Catarina, foi criada há poucos dias a Semana Estadual da Medicina do Estilo de Vida, em projeto apresentado pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD) e já aprovado. Também será na segunda quinzena de maio, mesmo período da semana global sobre o tema.

Leia também

Summit Saúde 2024 incentiva inovação e empreendedorismo feminino no setor

“O Brasil será a bandeira de estilo de vida saudável para o mundo”, diz médica

Saiba quem são os eleitos empresária e empresário do ano no Oeste de SC

Chapecó estreia na onda de arranha-céus com um dos 10 maiores edifícios do país

Paraguai tem interesse em usar portos de Santa Catarina para comércio exterior