Florianópolis, a capital de Santa Catarina que completa nesta quarta-feira 349 anos, tem dois ecossistemas que proporcionam vantagens comparativas relevantes. O primeiro é o ecossistema da natureza mesmo. É uma ilha com 42 praias e 44% do território incluído em áreas preservação.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Essa natureza exuberante é um permanente diferencial para o turismo e também se tornou motivo de atração de empresas do setor de tecnologia. Isso porque TI é uma atividade econômica voltada à criatividade, exercida por profissionais que preferem um estilo de vida mais livre e natural para poder desenvolver seus potenciais.
Florianópolis tem esse ecossistema de tecnologia e inovação, que nasceu a partir da qualidade das universidades e está cada vez mais robusto, com todos os entes necessários, desde a formação de pessoas, empreendedores, financiadores, criação de serviços e produtos e avanço mercadológico.
Continua depois da publicidade
Florianópolis e Joinville estão entre as 10 melhores cidades para empreender no país
Uma prova do êxito dessa atividade econômica local é que a cidade ficou novamente este ano em segundo lugar no país entre as melhores para empreender, conforme ranking da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e da Endeavor. Essa posição destacada foi possível porque a cidade ficou em primeiro lugar em capital humano e em terceiro em inovação.
Toda cidade brasileira tem, ainda, uma série de desafios a vencer. Os principais, de Florianópolis, são as dificuldades para mobilidade, que podem ser superadas com transporte público mais eficiente, e a urbanização, que precisa ser mais vertical para impactar menos a natureza e contemplar os mais pobres.
A cidade ainda precisa avançar na eficiência dos serviços de saúde e educação. Mas, considerando o saldo geral, Florianópolis segue como um dos melhores municípios do Brasil.
Leia também
Pesquisa mostra que 31% dos moradores da Região Sul gostariam de mudar de endereço
Continua depois da publicidade