O ponto alto das comemorações dos 70 anos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) será a realização do Fórum Empresarial New Deal SC, dia 8 de maio, para debater um plano de reinvenção da economia e da indústria do Estado. Inspirado no programa que recuperou os Estados Unidos da Grande Depressão nos anos de 1930, o fórum será coordenado pelo presidente da federação, Mario Cezar de Aguiar, e terá como debatedores os líderes empresariais João Carlos Brega (Whirlpool), Fernando Cestari de Rizzo (Tupy), Eduardo Sattamini (Engie Brasil Energia), Amélia Malheiros (Fundação Hermann Hering), Harry Schmelzer Jr (Grupo Weg), Eric Santos (Resultados Digitais) e o ex-ministro do Planejamento, Martus Tavares (Bunge Brasil).

Continua depois da publicidade

– O foco do nosso evento é empresarial e queremos lançar uma discussão estratégica sobre o mundo pós-coronavírus, que, certamente, será diferente, inclusive, para ajudar a fundamentar a atuação da Fiesc na proposição de estratégias para o estado e o país – afirma Aguiar.

O presidente da Fiesc afirma que a crise atual evidenciou que é necessário discutir a dependência externa e avançar na reindustrialização do Brasil. A ideia de elaborar um plano com a participação de lideranças da indústria e outras partiu dos contatos e conversas feitos pela Fiesc para buscar soluções frente à crise do coronavírus, que gerou, entre outras medidas, a criação da Frente Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina contra o Coronavírus (FERA-SC).

O New Deal visa reunir empresas, empresários, empreendedores e executivos para compartilhar conhecimentos, implementar ações e liderar iniciativas de enfrentamento à crise, preparando o estado para retomada gradual das atividades e, mais à frente, para recuperação e reinvenção da economia, particularmente da indústria.

– Temos certeza que a contribuição de todos será fundamental para superarmos as barreiras do presente e construirmos um futuro promissor, agregando os aprendizados dessa dura jornada e identificando as oportunidades que sempre surgem em momentos de crise dessa natureza – destaca o presidente da Fiesc.

Continua depois da publicidade

O evento que promete ser uma live histórica para a indústria do Estado, será numa sexta-feira, das 9h às 12h com transmissão pelo YouTube da federação. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site do evento.