Uma escola de excelência para empresários com ênfase na reinvenção da indústria catarinense visando competitividade futura nos mercados nacional e internacional. Esse é o objetivo da Escola de Negócios que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) vai lançar nesta quarta-feira, durante o Fórum Radar Reinvenção, que realiza desde esta terça, em Florianópolis. De acordo com o presidente da federação, Mario Cezar de Aguiar, além de conteúdo local, a nova instituição contará com parcerias de instituições renomadas do exterior, como a Nova School of Business and Economics de Lisboa, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Poli.Design de Milão.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

– A escola de negócios será de empresários para empresários, em que nós vamos compartilhar várias soluções encontradas pelos empresários catarinenses. Nós temos uma indústria de base familiar que tem problemas de sucessão. Queremos preparar sucessores para essas empresas, melhorar a governança. Para isso, teremos também as parcerias internacionais – afirma Aguiar.

A nova escola de negócios é uma aposta alta da Fiesc para mobilizar a reinvenção da indústria. A entidade está investindo de R$ 15 milhões a R$ 16 milhões em espaço de 1.300 metros quadrados no térreo da sede da entidade, além de investimentos em pessoas, revela o diretor de Educação e Tecnologia da federação, Fabrizio Machado Pereira.

– A gente considera a escola de negócios da Fiesc a agenda central para a reinvenção das indústrias. Não tem como ter reinvenção se não tiver método, estrutura e engajamento dos empresários de Santa Catarina. Quando a gente projetou esse evento (o Fórum Radar Reinvenção) a gente cunhou a principal característica da escola: quem faz inspira – explica Pereira.

Continua depois da publicidade

A escola inicia atividades em abril de 2022, mas a programação já está sendo customizada e há, inclusive, um programa já em desenvolvimento para o setor têxtil e de confecções. A instituição vai oferecer cursos nas áreas de inovação, governança, ESG e outros.

– O programa Priori, que é um Master Business sobre reinvenção de negócios, já está envolvendo 11 empresas do setor têxtil de Santa Catarina, engajando seu principais líderes e executivos, criando alianças importantes para esse setor – adianta o diretor de Educação da Fiesc.

Leia também

Fiesc debate reinvenção da indústria com nomes fortes de SC, Brasil e exterior

Startup SC lança plataforma de venda por WhatsApp com inteligência artificial