Quem gosta de viajar e de música clássica pode participar da 11ª edição do Festival Internacional Música na Serra, que acontece esta semana em Lages e Treze Tílias, na Serra Catarinense, com espetáculos que tem como protagonistas músicos renomados no Brasil e exterior. Na cidade que sedia o evento, Lages, a abertura será nesta quarta-feira e vai até sábado. Mas Treze Tílias estreia antes, com uma noite especial nesta terça-feira, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser. Em Lages, as apresentações serão sempre no auditório do Colégio Bom Jesus, às 20 horas e o acesso é gratuito. O show de abertura será com o André Mehmari Trio, que fez sucesso em cidades como Nova York e Tóquio.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com Isabel Baggio, diretora geral do Instituto José Paschoal Baggio, realizador do festival, o evento movimenta a economia da região, com o incremento de ocupação de hotéis, restaurantes, serviços de filmagem, som, logística e o comércio de um modo geral. Além das atrações na cidade, para passeios durante o dia a região conta com opções de turismo rural, vinícolas e paisagens paradisíacas.

O festival também incentiva outros eventos e aprendizados na área cultural. O festival conta com as Master Classes, aulas oferecidas a estudantes de música para aperfeiçoar conhecimentos. Os mestres são professores do Brasil e exterior que fazem os espetáculos no evento.

A edição do ano passado atraiu público de 5 mil pessoas. Conforme Isabel Baggio, o evento vem registrando uma retomada do crescimento desde a pandemia, quando foi realizado sem público e, depois, em igrejas, bem menor, para preservar a saúde das pessoas.

Continua depois da publicidade

– Esse festival de música deu origem ao Festival Serra Catarina, que é um evento regional feito há seis anos, que é uma soma de todos os eventos, não só culturais, mas turísticos para a Serra Catarinense. A entrada do festival de música também motivou a criação de escolas de canto, escolas de música e outras iniciativas culturais – explica a empresária.

Como o Festival de Dança de Joinville se tornou o maior do mundo

O festival é totalmente gratuito porque conta com patrocínio, via lei de incentivo à cultura, das empresas Ambev, Tirol, Havan, Polpa Papéis, GTS, Disauto e Havita. Tem apoio do município de Lages e suas instituições culturais, é realização do governo de Santa Catarina via Fundação Catarinense de Cultura e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.  

A vinda de músicos nacionais e internacionais é facilitada pelo voo direto da companhia aérea Azul, diariamente, do Aeroporto Viracopos, de Campinas, para a região de Lages – Aeroporto de Correia Pinto. Conforme Isabel Baggio, essa linha atende a região num raio de 200 quilômetros e está com ocupação média de 80%.  

Síntese da programação

O espetáculo da primeira noite em Lages será com André Mehmari Trio. Quinta-feira, as apresentações terão tema Música & Ballet, com Fernando Ávila, e Musicais da Brodway, com Movere Centro de Dança. Sexta-feira será apresentado o Espetáculo Cantante e o concerto de encerramento, sábado, será com a Orquestra Sinfônica do Festival. Em Treze Tílias, nesta terça-feira, o evento terá apresentação da Orquestra de Cordas acompanhada pelo acordeonista Fernando Ávila. Saiba mais informações no site do evento.

Continua depois da publicidade

Leia também

Desenrola começa nesta segunda-feira com negociações de dívidas em instituições financeiras