A Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos (Fepese), de Florianópolis, firmou contrato com a Direção Nacional de Transportes do Paraguai (Dinatran), órgão público responsável pela regulação do sistema de transporte rodoviário de passageiros e cargas do país. O objetivo é cooperação e capacitação de profissionais, informou o presidente da fundação, Mauro dos Santos Fiuza.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O parceiro da Fepese nesse projeto será o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que fornecerá apoio técnico na área de transportes. O contrato foi assinado nesta quinta-feira, no Paraguai, com a participação de Fiuza e do superintendente-geral da Fepese, Marcelino Ito.
– O objetivo da parceria é proporcionar a cooperação, o desenvolvimento científico e tecnológico, formação e capacitação de recursos humano, serviços e projetos conjuntos no campo do desenvolvimento institucional da Dinatran”, explicou Mauro Fiuza.
Entre os trabalhos previstos estão ações voltadas a regulação dos transportes nacionais e internacionais de passageiros e cargas. Por isso, a participação do laboratório da UFSC.
– O LabTrans, parceiro da Fepese, é referência nacional em pesquisa e desenvolvimento de projetos nos setores de transportes e logística – destacou Marcelino Ito.
Continua depois da publicidade
Ele lembrou que entre os trabalhos já desenvolvidos pelo LabTrans estão alguns em parcerias com instituições e empresas internacionais o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos; e o porto de Roterdã, da Holanda.
Leia também
Centro comercial com novo urbanismo é inaugurado em Florianópolis
Indústrias de SC lançam produtos na Expo Revestir e na Haus Decor
Comitiva da associação alemã que inspirou o Programa Empreender visita SC
SC exporta menos em fevereiro, mas avança em industrializados de maior valor
PIB de SC cresce 3% em 2022, estima equipe econômica do governo