Com mil marcas na vitrine, a Fenin Fashion Primavera e Verão 2023-2024, maior exposição de moda do Brasil, aberta nesta terça-feira no Expocentro Balneário Camboriú, dá uma ideia de como está o ritmo do mercado. Diante dos desafios enfrentados pelos consumidores brasileiros, mais endividados, a opção é não aumentar a produção.

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A marca Olho Fatal, que integra o Grupo Junkes, de Jaraguá do Sul, é uma das que optaram por produzir mesmo volume da temporada primavera-verão passada. O fundador e sócio da empresa, Edson Junkes, explica que essa estratégia foi adotada porque existem dúvidas sobre como será a demanda em função da instabilidade econômica deste ano.

– Como inverno foi fraco, com pouco frio, o lojista controla mais as compras para o verão – explica o empresário.

Com atuação nos segmentos jovem e adulto, masculino e feminino, a Olho Fatal criou coleção inspirada em náutica para a temporada de calor. A principal estratégia de comercialização é multimarcas, com atuação de representantes no país.

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A marca The Queen’s Paris, de São Paulo, que faz moda festa primavera-verão para o Brasil todo, também optou por produzir quantidade semelhante a da primavera e verão passados em função da instabilidade do mercado.

– Nós produzimos moda com estilo mundial, mas juntando com a preferência das consumidoras brasileiras. Fazemos tudo na China porque é mais rápido e tem mais oferta de matéria-prima la. O Brasil é um país para agricultura – diz o empresário Victor Wu.  

Inayara Fonseca, da Danka, de Brusque Foto: Liane Neves, Divulgação

Com impulso da pandemia

Enquanto empresas de moda em geral estão no sobe e desce do mercado, o segmento de sleepwear segue surfando a onda da pandemia. É o caso da Danka, de Brusque, que produz pijamas há 33 anos e viu as vendas saltarem 80% em 2021, devido à pandemia. Segundo a diretora da marca, Inayara Fonseca, essa boa fase continua.

– No primeiro semestre deste ano, atingimos todas as metas. Projetamos crescimento de 7% na coleção inverno e vendemos tudo. Para a coleção primavera-verão, aumentamos em 15% frente a do ano anterior e já vendemos 40% do previsto em 30 dias – explicou ela.

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A Danka atua em todo o Brasil e também exporta para países da América Latina, como Paraguai, Chile e Bolívia, informa Inayara Fonseca.

Esta é a terceira edição da Fenin Fashion no Expocentro Balneário Camboriú. O diretor da feira, Júlio Viana, informa que essa exposição da coleção primavera e verão ficará fixa na cidade catarinense, enquanto a da coleção inverno segue em Gramado, no Rio Grande do Sul, em janeiro. Ele chegou a fazer uma edição para inverno em novembro no Expocentro, mas foi afetada pelos protestos políticos nas estradas.