Realizada pela terceira vez no Expocentro Balneário Camboriú, a Fenin Fashion BC Primavera-Verão se encerrou quinta-feira com negócios da ordem de R$ 250 milhões, expectativa de mais oportunidades para marcas de SC nas próximas edições e impulso ao turismo. Segundo o diretor da Expovest, empresa realizadora da feira, Julio Viana, o Sebrae-SC planeja um espaço para trazer novas marcas catarinenses para a Fenin.

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Entre os visitantes da Fenin esteve o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SC, Renato Campos Carvalho. Ele identificou na mostra, que é a maior feira de moda da América Latina, oportunidade para mais marcas catarinenses apresentarem seus produtos e aquecerem vendas.

Conforme Viana, Carvalho destacou que Santa Catarina é forte no setor de moda, com produtos de qualidade em diversos segmentos. Por isso, o Sebrae poderá apoiar a participação de 20 a 30 marcas de SC, tanto na edição de Gramado, de 23 a 25 de janeiro de 2024 no Rio Grande do Sul, quando ocorre o lançamento de coleções de inverno; quanto na edição de Balneário Camboriú em junho, para os lançamentos de primavera e verão.

Com a participação de aproximadamente mil marcas catarinenses e nacionais, a Fenin Primavera-Verão BC foi uma oportunidade para vendas a lojistas que vieram de todo o Brasil. Muitos puderam conquistar clientes novos em Santa Catarina.

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– Dentro do quadro que apresentava o mercado, de dificuldades, a Fenin teve resultado muito bom. As marcas venderam bem, muitos pedidos foram fechados. A estimativa de faturamento ficou em torno de R$ 250 milhões – comentou Viana.

Entre os expositores que vieram de longe estava a empresária Viviane Rodrigues, de Rondônia, diretora da Nutex. Segundo ela, as vendas superaram expectativas e algumas coleções da empresa tiveram estoque esgotado rápido.

Turismo de eventos em Balneário

Com um ano de atividade, o Expocentro Balneário Camboriú começa fazer diferença no movimento turístico da cidade e região. Em visita à Fenin, o secretário de Turismo do município, Thiago Velasques, disse que a cidade já sente os impactos da maior movimentação em função dos eventos. Segundo ele, a média de ocupação hoteleira era de 60% a 65%. No mês de junho deste ano, com feiras fortes, chegou a 78%, o que significa cerca de 12 pontos percentuais a mais.

– Tivemos a melhor média de ocupação hoteleira dos últimos cinco anos. O mercado de eventos é muito positivo para a cidade. Balneário Camboriú sempre se posicionou como destino sol e mar. Esse mercado se abre para a gente agora e a cidade está pronta para receber as pessoas. É segura, limpa, em pouco tempo a pessoa chega até o centro. O empresário pode vir com a família, que pode fazer turismo na região – destacou ele.

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Um dos diferenciais da Fenin Fashion é o pagamento da hospedagem hoteleira para lojistas que vêm de outras regiões do Brasil. Segundo Viana, esse é um investimento da Expovest que tem proporcionado resultados positivos em vendas na feira e também ao turismo.

– A gente sabe que o visitante impacta muito na economia da cidade, ao usar serviços de hotéis, restaurantes e transportes, entre outras atividades. O Aeroporto de Navegantes ficou de ver mais rotas de voos para atender melhor os eventos que passaram a ser feitos em Balneário Camboriú – observou Viana.

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