Embora muitos afirmem que as tecnologias digitais estão atrasadas no setor da construção, algumas empresas expositoras na Construsul, feira que abriu nesta terça e vai até sexta, no Expocentro, em Balneário Camboriú, mostram que soluções avançadas já são aplicadas. Entre os destaques estão a Intelbras, com produtos e softwares para obras em construção e prontas, e a Neomot, com a conexão de serviços para tornar edifícios inteligentes e facilitar a vida de moradores.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– Aqui na feira, o que que a gente está trazendo como segmento Building (de construção) é justamente uma visão 360° de soluções. Estamos mostrando desde tecnologias para o canteiro de obras, com outras para detecção de uso de EPI, se o usuário está usando o equipamento adequadamente, até a parte de automação com inteligência artificial para a residência – explicou o gerente de Building da Intelbras, Rogério Zuffo.

A empresa apresenta produtos de segurança eletrônica, controle de acesso, comunicação, automação residencial e energia, incluindo usinas solares e carregadores para quem tem carro elétrico. Segundo Zuffo, a inteligência artificial pode ser usada para melhorar a segurança e o conforto nos imóveis.

Na Construsul, a Intelbras apresenta suas soluções em  amplo painel que mostra diversos produtos e integrações permitidas pelo software Intelbras Defense IA. Recentemente, essa ferramenta passou a agregar também imagens feitas por drones.

Continua depois da publicidade

Prédios com mais inteligência

Edifícios com apartamentos mais seguros e confortáveis com ampla conexão tecnológica e reserva de energia é o que oferece a empresa Neomot, de Caxias do Sul, que usa inclusive produtos da Intelbras entre os serviços. A sócia e diretora Joce Zolet destaca que a Neomot entra nos projetos de prédios fornecendo o elevador e um cubo de baterias com energia que substitui um gerador.

– Depois, a nossa empresa faz uma série de conexões. Conectamos o acesso pelo portão da garagem e o acesso ao prédio pelo rosto do morador. Do seu apartamento, o morador pode usar a Alexa para chamar o elevador. Também conectamos as reservas de água, com informações sobre o nível de água para não faltar – explica Joce Zolet.

Joce Zolet, diretora da Neomot, mostra elevador de vidro lançado na Construsul (Foto: Estela Benetti)

A Neomot também é fabricante de elevadores. Uma das novidades na feira é o elevador de vidro, conectado ao cubo de reserva de energia. O próprio elevador abastece as baterias de reserva enquanto é usado pelos moradores.

Segundo Joce Zolet, a Neomot está no mercado com esses serviços há oito anos e, atualmente, 80% dos seus clientes dessa área de tecnologia para edifícios ineligentes é de Santa Catarina. Mais uma prova de que os catarinenses gostam de ser pioneiros no uso de novas tecnologias.

Continua depois da publicidade

Primeira Construsul em SC

O primeiro dia da Construsul em Balneário Camboriú, esta terça-feira, sinalizou que o evento vai alcançar em SC êxito semelhante ao do Rio Grande do Sul, onde foi fundada e acontece há 25 anos. A feira, que vai até sexta no Expocentro da cidade, teve elevada presença de público no primeiro dia. A expectativa é receber 15 mil visitantes e gerar R$ 300 milhões em negócios, informou Ricardo Richter, diretor da Sul Eventos, empresa organizadora.

– A gente é uma feira internacional, recebemos expositores e visitantes do Brasil e também de fora do país. Temos o cuidado de ter uma curadoria para contar com expositores que tragam o que o setor da construção precisa, que vai desde a parte bruta da obra, do ferro, do cimento, do tijolo, mas a gente também tem as partes do acabamento e de software. Procuramos oferecer uma feira completa para o setor de construção – explica Ricardo Richter.

Segundo ele, a segunda edição do evento já está confirmada para Santa Catarina no ano que vem e será pelo menos 50% maior do que a edição deste ano. Desta vez ficou limitada porque uma outra feira acontece simultaneamente, uma parte do Expocentro.

Leia também

Com mais trabalho e menos Bolsa Família, SC tem a melhor distribuição de renda do Brasil

Multinacional Kellanova anuncia redução das emissões de efeito estufa em SC

Celesc no pódio nacional dos melhores fornecedores de energia para empresas