Empresários e executivos que atuam na área de Food Service, isto é, na preparação de alimentos em restaurantes, bares, lanchonetes e similares foram maioria do público recorde de 5,5 mil pessoas que visitou a Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Operadores de Alimentação de Santa Catarina (FEAL-SC). A terceira edição do evento, realizada no CentroSul, em Florianópolis, abriu quarta-feira e se encerrou nesta quinta (26).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O evento contou com 114 expositores, desde três grandes atacarejos – Fort Atacadista, Komprão e Super A – os atacados Segala’s e SOS, mais uma feira da agricultura familiar apoiada pela Secretaria de Estado de Agricultura e a Epagri com 22 expositores, e uma feira de alimentos de alto padrão fabricados com assessoria do Sebrae-SC, com 26 expositores.

O evento contou também com uma trilha de conhecimento com 64 atividades em parceria com a Ampe Metropolitana e uma premiação de chefs em parceria com Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco de Gastronomia.

Presidente da Ampe Ivam Mitchalchuk, Antonio Carlos Poletini e Narbal Correa (Foto: Estela Benetti)

– Esta terceira edição da FEAL foi a maior e a melhor das três que já fizemos. Um dos motivos foi o grande público qualificado que visou o evento. Recebemos muitos donos de restaurantes, bares e lanchonetes e muitos compradores dessas empresas. Outro motivo foi a participação de grandes parceiros, como as redes supermercadistas de atacarejo e os distribuidores – avaliou Antônio Carlos Poletini, que realiza o evento em sociedade com a empresária Patrícia Galassini.

Continua depois da publicidade

Segundo Poletini, nesta edição, a FEAL contou também com um maior número de fornecedores de equipamentos para o segmento de food service. Ele destaca que esse é um segmento importante porque cada perfil de negócio necessita de um tipo de equipamento que vai desde fornos grandes até microondas.

– Com as mostras da agricultura familiar e do Sebrae, nós valorizamos os produtores catarinenses, o que gera mais oportunidades para esses negócios no Estado e também fora de SC – comentou o organizador da feira.

O destaque na trilha do conhecimento foi na Arena Ampe, da Associação Metropolitana de Micro e Pequenas Empresas, coordenada pelo presidente da entidade, Ivam Mitchalchuk. O objetivo foi contemplar todo o food service, que inclui a produção, processamento e a distribuição de alimentos até o consumidor final.

A valorização da inovação para a elaboração de alimentos foi com mais uma edição de premiação para chefs de restaurantes renomados, organizada pelo chef Narbal Corrêa por meio do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia Unesco, coordenado por Anita Pires. Também foram homenageadas empresas apoiadoras.

Continua depois da publicidade

FEAL 2024 entregou medalhas em homenagem a renomados chefs de cozinha e para parceiros institucionais no final do evento, no Centrosul (Foto: Divulgação)

Os chefs premiados foram Antonio Carlos Correa, do Restaurante Antonio´s; Ivo Schreiber, Restaurante Lindacap; Felipe Silva, Restaurante Osli, Igor Krupp, Restaurante Novem Gourmet; João Valente, Dale Cozinha Artesanal; Bruno Gonçalves, Rancho Açoriano; Fabricio Barni, Churrascaria Meu Cantinho; e Luiz Fernando de Vicenzi. Clube dos Gourmets.

Foram homenageados também lideranças de entidades e empresas como Juliana Motta, presidente da  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC); Lorena Peter de Almeida, diretora da NSC; Clovis Medeiros, editor da revista Clube dos Gourmets; e Maria Garcia, executiva do Senac/Jardim Del Mar.

Leia também

Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, anuncia investimento bilionário até 2027

Por que o camarão e a batata pré-frita podem ficar mais caros no Brasil

Fort Atacadista celebra 25 anos com inauguração de loja em Joinville, cidade onde estreou

Rede Bistek chega aos 45 anos e destaca nova loja modelo em Florianópolis

Com maior ritmo da economia brasileira, PIB de SC acelera e cresce 3,8% em 12 meses

Cidade da Grande Florianópolis terá bairro planejado com condomínios fechados