Fabricantes de calçados de Santa Catarina presentes na 31ª SC Trade Show, sentiram que o mercado está voltando ao normal após dois anos de restrições da pandemia. As vendas no evento que apresentou a coleção verão 2023, realizado de quarta-feira até sexta, no Centrosul, em Florianópolis, foram 25% maiores do que a mesma edição de 2019, útima sem a Covid, informa o empresário Almir Atanázio dos Santos, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), que realiza a mostra. Por isso, a entidade projeta crescimento de 30% este ano frente a 2021.
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Mas, segundo Almir Santos, o setor só deve voltar ao nível de produção pré-pandemia em 2023. Isso porque a indústria calçadista foi um dos setores de transformação que mais sofreram no país devido à crise sanitária.
Indústrias tiveram que parar de produzir durante o lookdown e enfrentaram sucessivos cancelamentos de compras porque diversas cidades do Brasil fecharam lojas em diferentes fases de 2020 para conter a covid. Por isso, no ano passado, o setor acabou crescendo 46% frente ao ano anterior, quando teve retração.
– Os lojistas, quando chegaram no evento e se depararam com muito colorido, ficaram meio assim…. Mas depois viram que se não comprarem o colorido, ficarem só nos tons pastéis, preto e branco, não vão fazer o volume de vendas que o seu negócio precisa. Isso é muito bom porque o colorido estimula o consumidor a comprar mais. Graças a Deus, o resultado da feira surpreendeu – afirmou Almir Santos.
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O sindicato trouxe compradores importantes do Brasil e exterior e outros vieram por conta. É grande também a expectativa com o aumento das exportações, aproveitando até mercados não atendidos pela China, que está fazendo restrições à produção por causa da Covid-19.
Segundo ele, o Grupo S. Santos, que lidera, voltou a exportar. Já vende 18% da produção e o plano é chegar a 25%, como antes da pandemia.
Cluster de calçados femininos com 490 empresas, o polo de São João Batista conta com matérias-primas próprias e também importa. Por isso, se tornou fornecedor da indústria calçadista nacional. Com a volta da Covid na China, tem enfrentado alguns atrasos de importações de componentes, mas nada que possa gerar grandes transtornos, observa Almir Santos. E o custo maior é outra preocupação.

– Na nossa empresa, tivemos aumento de custo de matérias-primas de 30% a 35%. Além disso, temos falta de trabalhadores – afirma o empresário Wagner Jacint, sócio da empresa Stasy, que produz calçados que têm como ponto forte cores em neon.
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Mas ele não tem do que reclamar das vendas, que explodiram no ano passado. Revela que os resultados foram cerca de 200% maiores do que no primeiro ano da pandemia.
Há cinco anos no mercado e pela primeira vez na SC Trade Show, a marca Giulia Bardô, também de São João Batista, inova ao fabricar calçados com PVC ultra cristal, que imita couro, mas permite ousar nas cores. A estilista Martinha Dadã conta que as vendas cresceram 200% em 2021 frente a 2020 e a expectativa é repetir esse resultado este ano.
Os lojistas, por sua vez, tiveram que pensar mais para decidir compras de estoques justamente em função do excesso de cor. Mas tiveram que aderir porque o consumidor vai comprar. É tendência das grandes marcas europeias que está com grande aceitação.
– Comprei a coleção inverno e estou vendendo bem. Estou confiante para o verão, as pessoas voltaram a sair, buscam o novo, coisas diferentes. Mas os preços estão salgados. Estou percebendo uma diferença de 20% a 30% a mais frente a última feira que vim, em 2019 – disse a lojista Lígia Ladeira, de São Bernardo do Campo, São Paulo.
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A empresária é dona de boutique que atua com moda feminina e costuma incluir calçados do polo de SC no mix de produtos com maior valor agregado. A propósito, uma das características destacadas nos calçados de SC é a qualidade, o que permite maior agregação de valor.
A modelo e digital influencer Tay Gargantini, de Maringá, Paraná, que visitou o evento, elogiou a qualidade os produtos de São João Batista e também o design. Segundo ela, apesar de as empresas seguirem a tendência da moda colorida, cada uma consegue diferenciar as criações.