Com o propósito de mostrar a importância do comércio local para fortalecer a geração de emprego e renda no setor e em outras áreas da economia, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), juntamente com os sindicatos do comércio varejista (Sindilojas), lançou neste dia 16 de julho, a campanha “Comércio local é legal”. As entidades aproveitam o “Dia do Comerciante” para essa ação junto aos públicos em todo o Estado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– Estamos levando essa campanha que o comércio local é legal. Isso é um fortalecimento que nós temos para o comércio das nossas próprias cidades, onde estamos vendendo, gerando renda, gerando emprego e muito mais, ajudando o Estado de Santa Catarina. Que todos esses desenvolvimentos de venda que contribuem com impostos para o Estado também retornem aos seus municípios, para ajudar no desenvolvimento das cidades – afirmou o presidente da Fecomércio, Helio Dagnoni, que acompanhou o lançamento da campanha em Brusque.  

O lançamento da campanha foi descentralizado no Estado, realizado regionalmente pelos Sindilojas. Helio Dagnoni esteve no lançamento em Brusque e falou em vídeo para os demais eventos. Em Florianópolis, foi no Sindilojas, com a participação de lideranças como o presidente da entidade Marcelo Philippi, o presidente da CDL Julio Jeremias, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Florianópolis, Juliano Richter Pires, e outras autoridades.

– É muito importante prestigiar e comprar do comércio local. Você gera emprego e renda. Isso é importante para o crescimento de cada município que representa essa nossa Santa Catarina forte – comentou o governador Jorginho Mello, em mensagem por vídeo.

Continua depois da publicidade

Diretoria do Sindilojas da Grande Florianópolis no lançamento regional da campanha “Comércio local é legal” (Foto: Divulgação)

Para o presidente do Sindilojas de Florianópolis, Marcelo May Philippi, a expectativa é incentivar que as pessoas venham para comprar no comércio local ou regional.

– Hoje, a tendência é fazer tudo num só local. A pessoa mora, estuda, compra de empresas locais de comércio e serviços. Um grande exemplo da nossa base sindical é a cidade Pedra Branca. O empresário Valério Gomes foi pioneiro nesse conceito – destaca Philippi.

Segundo ele, outro ponto da campanha é o alerta para adquirir somente produtos legais, evitar pirataria, que prejudica toda a cadeia produtiva, além de serem produtos com menor durabilidade e qualidade.

– A CDL de Florianópolis apoia fortemente essa campanha da Fecomércio e Sindilojas porque o comércio é uma das atividades econômicas mais importantes para geração de emprego e renda. O que se quer é que as pessoas comprem próximo de onde residem os produtos e serviços e de uma forma legalizada. Isso porque o problema é um pagar imposto de um jeito e outro, sonegar ou não pagar. A gente quer a regularidade – disse o presidente da CDL da capital, Júlio Jeremias.

Continua depois da publicidade

Essa campanha da Fecomércio também é um convite para comprar produtos fabricados no Estado ou no país, reduzindo a procura pelas plataformas do exterior, que vendem no Brasil itens com menos impostos e acabam reduzindo emprego e renda do país. Jeremias observa que, ao comprar do comércio local, o consumidor tem mais informações sobre produtos e melhor experiência.

A compra do comércio local gera ciclo virtuoso nas economias das cidades. Além da força da atividade varejista, ela impulsiona serviços de diversas áreas, entre as quais estacionamento, gastronomia, cultura e lazer.

O secretário de Desenvolvimento de Florianópolis, Juliano Pires, afirmou que a expectativa é de uma renovação da região central da cidade com o projeto Retrofit, lançado pelo prefeito Topázio Neto, que prevê a transformação de prédios comerciais em mistos, incluindo também residenciais. Essa mudança levará mais pessoas para o Centro, aquecendo o comércio e os serviços.

Leia também

No mês da enchente gaúcha, IBGE mostra as variações dos setores econômicos em SC

Cooperativas de crédito podem gerar economia de até 112% a associados

Empresa líder em registros de marcas e patentes abre filial em SC

Após atrair 4 mil, evento Concarh vai transformar Florianópolis na capital da gestão de pessoas

Governo de SC oferece 28 bolsas de R$ 5,5 mil a profissionais da área ambiental