Problemas climáticos mais intensos têm resultado em mais enchentes em Santa Catarina, mas alagamentos em cidades não dependem só do clima. Faltam sistemas de drenagem para águas de chuvas, as chamadas drenagens pluviais. Prefeituras deveriam investir muito mais nessas obras, apesar de serem invisíveis.  

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Esse é um problema na grande maioria das cidades catarinenses. Falta investimento, atualização dos sistemas já existentes e limpeza das caixas e calhas para as águas não encontrarem obstruções. A drenagem pluvial não deve ser usada para esgoto, que necessita de canalização própria até estação de tratamento.

Normalmente, as drenagens são investimentos mais caros do que as instalações para esgotos e devem ser feitas sempre antes. Empreendimentos habitacionais devem fazer drenagem nos seus territórios e também nas ruas, nos casos de loteamentos.

É lamentável que tantas cidades do litoral tenham alagamentos porque parece muito simples fazer uma drenagem de escoamento de águas até o mar. Quem tem dificuldades ou falta de recursos, pode procurar a Fecam ou universidades, pedindo auxílio em projetos de engenharia.

Continua depois da publicidade

As prefeituras precisam investir em projetos de macrodrenagem quando parte de bairros não tem essa solução. Mas todos municípios devem resolver esses desafios com soluções técnicas para que os moradores tenham mais tranquilidade para residir e se deslocar.

Leia também

Com nanotecnologia, empresa de Joinville faz fixador 20 vezes mais residente à corrosão

Celso Ramos, líder de SC nascido há 125 anos, soube surfar onda desenvolvimentista

SC não avança em educação e isso afeta a economia, alerta especialista

Jurerê Internacional prevê população o triplo maior na temporada