O 10º Congresso de Direito Comercial do Brasil, que acontece em São Paulo, contará nesta quinta-feira (19) com palestra do advogado catarinense Marcos Andrey de Souza. Especialista em recuperação de empresas e falências, ele abordará mudanças na legislação na área e falará sobre a falência do Frigorífico Chapecó, em 2005, processo no qual o escritório de que é sócio atua desde 2007.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No final dos anos de 1990, o Frigorífico Chapecó era uma das maiores agroindústrias de carnes do Brasil, exportava para mais de 50 países, mas estava endividada por problemas de gestão. O BNDES, como credor, assumiu e acabou vendendo o controle para o Grupo Macri, da Argentina.
Apesar de o BNDES ter investido cifra milionária para salvar a empresa, isso não aconteceu e o destino do dinheiro passou a ser investigado. O frigorífico, que tinha 5 mil empregados e 3 mil produtores integrados faliu, o que resultou na morte de milhares de aves, em um dos encerramentos mais trágicos de empresa no Brasil.
Na palestra, Marcos Andrey, que é sócio do escritório Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araujo Advogados, vai informar que, com a venda extraordinária dos ativos comprados por outras agroindústrias, foi possível levantar R$ 900 milhões aos credores até o momento..
Continua depois da publicidade
– Foi um dos maiores processos desta natureza no país e há expectativa de pagamentos futuros por conta dos ativos a serem ainda alienados e créditos em vias de recuperação – adianta o advogado.
Leia também
Acate reelege diretoria e cria vice-presidência de internacionalização
Arena Celta incentiva maior participação feminina em startups