Empreendimentos turísticos, empresas e profissionais de turismo da região do Parque Nacional São Joaquim, em Santa Catarina, poderão participar de programa sobre gestão turística financiado pela União Europeia, o Al-Invest Verde.  

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Projeto catarinense inscrito pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) e o Instituto Del, voltado ao desenvolvimento turístico local sustentável, é uma das 42 iniciativas inovadoras que serão apoiadas na América Latina. O programa será desenvolvido pela organização alemã Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft (bbw) e a holandesa Green Destinations.

Inédito no Brasil, o Al-Invest Verde começa em SC no mês de fevereiro deste ano, terá duração de dois anos, e visa tornar equipamentos turísticos mais sustentáveis. O objetivo é difundir conhecimento para que os equipamentos se preparem para esse turismo mais sustentável.

O projeto é grande. Visa sensibilizar 600 empresas, fazer diagnóstico de sustentabilidade para 400 empresas. A expectativa é de que pelo menos 200 invistam em projetos voltados à sustentabilidade como melhoria da eficiência energética, uso de energias renováveis e redução de geração de resíduos, entre outras práticas.

Continua depois da publicidade

Os trabalhos com apoio da Facisc e Idel visam também apoiar empresas para que pelo menos 180 consigam conquistar certificação de sustentabilidade, 180 empregos verdes sejam mantidos ou criados e pelo menos 30 jovens recebam formação de ambientalista.

– Isso é resultado do esforço direto do nosso programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável, o DEL Turismo, onde cidades inteiras se unem para mudar a realidade do turismo local –destaca o novo presidente da Facisc, Elson Otto.

O superintendente do Instituto Del, Osmar Vicentin, enfatiza que a ideia é promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo a partir de uma estratégia de sustentabilidade.

– Nosso objetivo é fazer com que as empresas turísticas sejam certificadas e reconhecidas pela qualidade do serviço que oferecem aliadas a práticas sustentáveis. Isso fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos habitantes – destaca Vicentin.

Continua depois da publicidade

O Instituto Del está ajudando empresas de turismo de todo o Brasil a se tornarem mais sustentáveis e esse projeto diferenciado em SC vai ajudar a certificar equipamentos turísticos, para atrair mais visitantes. Pesquisa feita pela Green Destination na Europa em 2023 apurou que 80% dos turistas gostariam de utilizar equipamentos e produtos turísticos sustentáveis.

Entre os objetivos desse novo programa estão, ainda, a difusão de boas práticas de economia sustentável, diagnóstico de sustentabilidade de empresas, criação de núcleos de sustentabilidade turística, certificação de empresas como destinos sustentáveis e fazer mapeamentos digitais de trilhas ecológicas.

Leia também

Movimento de cargas nos portos de Santa Catarina cresce 11,5% em 2023

Porto de São Francisco fecha 2023 com atividade recorde liderada por exportações

Puxada por transporte, inflação de Florianópolis sobe acima da prevista para o país em 2023

Saiba o que o novo diretor técnico do Sebrae SC vai priorizar

Porto de SC oferece créditos de carbono para compensar emissões