O renomado estaleiro italiano Sessa Marine International, produtor de iates premium, agora é 100% brasileiro. A aquisição foi feita por sócios do estaleiro Intech Boating, de Palhoça, Santa Catarina, e foi anunciada durante a 24ª Rio Boat Show na noite desta segunda-feira. Os investimentos serão de até R$ 100 milhões nos próximos quatro anos e incluem inauguração de fábrica em Palhoça este ano.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Uma das marcas mais tradicionais do mundo no setor de embarcações de lazer e em atividade desde 1958, a Sessa Marine ganha, agora, um fortalecimento no mercado mundial, que cresceu em maior ritmo depois da pandemia. Esta é a primeira vez que um estaleiro brasileiro adquire uma empresa global do setor.

Com essa aquisição, a nova fábrica em Palhoça será inaugurada no próximo trimestre para duplicação da produção no Brasil. Serão criados 150 postos de trabalho diretos e cerca de 400 indiretos.

Para o presidente da Intech Boating, José Antonio Galizio Neto, essa aquisição vai fortalecer o mercado náutico brasileiro com a produção e desenvolvimento de uma das marcas mais reconhecidas no mercado pela qualidade, inovação e design dos projetos. Segundo ele, os investimentos incluirão novos produtos.

Continua depois da publicidade

Também sócio da empresa, Guilhermo Arturo Vieira, avalia que agora o pensamento será global, do Brasil para o mundo. O empresário joinvilense Guilherme Lima, novo investidor no grupo, considera oportunidade de avançar em protagonismo no mercado internacional.

Sócios da Intech Boating Guilherme Lima, José Galizio Neto (presidente) e Guillermo Arturo Vieira

Vanderlei Palhano, de Joinville, também sócio investidor, afirma que essa é uma oportunidade de avançar em mercados ainda não desbravados, como o dos Estados Unidos, por exemplo. Palhano e Lima já são sócios em outros negócios em SC, como o Ascensus Group, de Joinville, que atua com logística internacional e finanças.  

A italiana Sessa Marine já era parceira do Intech Boating desde 2011, acordo que foi motivado pela lei de incentivos fiscais lançada pelo governo catarinense, a Pró-Náutica, com o objetivo de fortalecer o polo de produão náutica no Estado.

O anúncio do negócio foi realizado para parceiros e convidados durante a Rio Boat Show, no Rio de Janeiro, maior evento náutico brasileiro, que vai até o próximo domingo, 7 de maio. No local, está exposta a linha completa das embarcações feitas no Brasil, a Sessa C36, Sessa C40, Sessa F42, Sessa C44 e a Sessa F48.

Continua depois da publicidade

Leia também

Empresas de SC informam que têm tecnologias para cidades seguras e inteligentes

Santa Catarina recebe mais turistas de alta renda e por transporte aéreo

Acatmar estuda uso de drones britânicos para limpar o mar em SC