Esta edição da Exposuper, feira e congresso para supermercadistas que abre segunda e vai até quinta-feira, na Expoville, em Joinville, contará, pela primeira vez, com uma programação prévia diferente para líderes do setor de mais de 20 Estados brasileiros. O compromisso deles é a reunião da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), segunda-feira, mas chegaram antes para participar do Acate Experience, que inclui visitas aos principais polos turísticos de SC, organizado pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), anfitriã dos eventos.
Continua depois da publicidade
Segundo Paulo Cesar Lopes, presidente da Acats, a programação começa neste sábado com visita à nova sede da entidade em Florianópolis e uma reunião para conhecer os principais programas do setor como os de rastreamento de alimentos, lixo zero e energia. Depois, o grupo segue para conhecer Blumenau e a Vila Germânica, sede da Oktoberfest. No domingo, os empresários conhecerão o Beto Carrero World e, à noite, assistirão um espetáculo da Escola Bolshoi em Joinville.
– Estamos fazendo um roteiro intenso. São dois dias apenas, mas os empresários poderão conhecer um pouco do nosso turismo – afirma Lopes, que organizou agenda de trabalho a partir de segunda de manhã.
Investimentos de R$ 800 milhões
Apesar do baixo ritmo da economia, o setor supermercadista catarinense previu investir R$ 800 milhões este ano. Em levantamento feito em março, a Acats apurou que o setor planeja para 2019 abrir 18 novas lojas e reformar 19 unidades. Além disso, 24 redes pretendem modernizar equipamentos, 15 investirão em tecnologia da informação e nove vão instalar geração solar. Como a economia segue em dificuldade, pode ser que algum investimento seja postergado, diz Paulo Cesar Lopes, presidente da Acats.
Leia também: Inscrições abertas para a Exposuper 2019
Continua depois da publicidade