Consumir produtos do município, da região e do Estado fortalece o desenvolvimento econômico e social e é mais sustentável. Atentos a isso, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), a Secretaria de Estado da Agricultura e a Ceasa SC ampliaram o espaço para empresas da agricultura familiar na Exposuper, a Feira e Congresso dos Supermercadistas de SC. O evento abriu terça-feira e vai até esta quinta no Expocentro Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em novo local, a Exposuper disponibilizou 32 estandes nesta edição para a feira da Agricultura Familiar, realizada em parceria com a Epagri e Secretaria de Agricultura e Pecuária. Na edição anterior, foram 23 estandes.
Cooperativa Saborense
Para o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, essa é uma maneira de valorizar a produção estadual. Boa parte do que é produzido por pequenas e médias empresas é familiar. De acordo com o diretor da Secretaria de Agricultura, Hilário Gotsellig, essas agroindústrias conquistam com selos de origem e outros reconhecimentos, que precisam ser oferecidos.
Continua depois da publicidade
Quando se fala em produção sustentável regional, um exemplo presente na Exposuper com estande próprio é a Cooperativa de Produção e Consumo Saborense. Presidida pelo empresário Wolmir de Souza, ela reúne mais de 60 agroindústrias de carnes e de lácteos que fazem produtos premium em SC e atuam em parceria.
– Temos produtos no mesmo espaço, com o mesmo propósito, estamos aqui na Exposuper dividindo as mesmas mesas. Saborense é um diferencial de cooperativismo – explica Souza.
Segundo ele, um dos maiores obstáculos para os produtos Saborense avançarem nos mercados do Estado e do Brasil é a dificuldade de logística. Para isso, a cooperativa firmou um acordo com a Conab em SC, para que os caminhões da instituição também transportem, em algumas linhas, produtos dos associados da organização.
Lançada em 2022, a Saborense começou com cerca de 40 pequenas agroindústrias. A lista de produtos, atualmente, inclui cortes de carnes de suíno, bovino, ovino e caprino, salames, presuntos, hambúrgueres e queijos especiais.
Continua depois da publicidade