Santa Catarina fechou o mês de novembro com faturamento de US$ 923,5 milhões nas exportações, 5,1% mais do que no mês anterior, na série livre de ajustes sazonais. Esse foi o primeiro aumento na análise mensal após quatro quedas consecutivas. Problemas de clima no exterior e melhora na economia dos Estados Unidos ajudaram.
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A balança comercial do Estado, acompanhada mensalmente pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina, mostrou também que os Estados Unidos voltaram a ser o principal mercado externo de Santa Catarina em novembro, com exportações de US$ 162,8 milhões, seguido pela China, com US$ 129,6 milhões. O terceiro maior parceiro comercial foi o México, que ultrapassou a Argentina.
Soja, transformadores elétricos e madeira puxam alta
Um dos produtos que puxaram a alta das exportações catarinenses em novembro foi a soja. Ela alcançou receita de US$ 80,5 milhões no mês, com crescimento de mais de quatro vezes comparado a novembro do ano passado e o maior cliente é a China.
Essa venda elevada fora de época está ligada a problemas climáticos nos Estados Unidos e Canadá. Devido à seca, os americanos estão com dificuldades para escoar a soja pelo Rio Mississipi, por onde destinam as exportações. Além disso, também devido à seca, o Canal do Panamá está com menos água e, por isso, está movimentando menos navios.
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Outros destaques positivos de Santa Catarina nas exportações de novembro foram o amento de embarques de transformadores elétricos e de madeiras para construção aos Estados Unidos. Os transformadores elétricos ganharam 10 posições em 12 meses segundo o Observatório Fiesc. Por isso, o grupo de equipamentos elétricos nas vendas externas cresceu 5,3% frente a novembro de 2022.
A volta da venda de madeiras para construção nos Estados Unidos significa que a economia americana, apesar dos juros mais altos, está estabilizada e voltando a investir no setor de construção civil. Gradativamente, outros produtos que ainda sofrem em função da crise inflacionária global, como revestimentos cerâmicos e móveis, também voltarão a aumentar exportações aos EUA.
Além disso, também tiveram mais influência no resultado das vendas externas o crescimento de exportações de sucata de ferro para a Índia, de recipientes de papel para os Estados Unidos, México e Paraguai, e de aparelhos de conexões para circuitos elétricos para a Argentina.
Menos exportações para a Argentina
Empresas catarinenses exportaram menos para a Argentina no mês passado porque o mercado vizinho passava por elevada instabilidade devido à troca de governo. O país perdeu o posto de terceiro destino de exportações de Santa Catarina pelo México, para onde agroindústrias destinaram mais carne. A expectativa é de que a Argentina retome gradativamente a posição de terceiro maior mercado externo do Estado, dependendo dos resultados da política econômica do país.
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Para o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, a diversificação das exportações é um dos principais fatores de crescimento e competitividade da indústria catarinense.
No período de janeiro a novembro, as exportações catarinenses somaram US$ 10,62 bilhões, com recuo de -4% frente ao mesmo período de 2022. As importações somaram US$ 26,01 bilhões, com recuo de -2,1% na mesma comparação. E a corrente de comércio do Estado somou US$ 36,64 bilhões, com -2,7% de janeiro a novembro.
Em novembro, as importações catarinenses totalizaram US$ 2,5 bilhões, com crescimento de 11% frente ao mês anterior, outubro. Mas na comparação com o mesmo mês de 2022, tiveram queda de -4,5%. Esse resultado negativo está mais ligado a redução de preços de produtos importados, principalmente minérios e polímeros plásticos.
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