As vendas externas das empresas catarinenses totalizaram US$ 642,74 milhões em fevereiro, uma alta de 7,53% frente ao mesmo mês do ano passado e de 16,27% em relação ao mês anterior, janeiro. Os dados da balança comercial foram organizados pelo Observatório da Indústria, da Fiesc. Os destaques foram carnes de aves, com alta de 13,38% frete ao mesmo mês de 2018, seguidas por carne suína (9,12%) e soja (52,21%). Os EUA voltaram a ser o maior parceiro comercial de SC, absorvendo 15,27% do total vendido no exterior.
Continua depois da publicidade
Faesc atenta
A manutenção de incentivos fiscais para que o agronegócio continue competitivo é o foco da Federação da Agricultura de SC (Faesc), diz o presidente da entidade, José Zeferino Pedrozo. Segundo ele, é preciso tratamento igualitário, pelo menos com Estados vizinhos. Pedrozo também está preocupado com mudanças tributárias devido ao fim de um grande acordo nacional do Confaz em 30 de abril. Hoje, com outras lideranças, ele participa pela primeira vez de reunião sobre incentivos com o secretário da Fazenda, Paulo Eli.
Articulação
Outra entidade que acompanha passo a passo as mudanças sobre incentivos fiscais, a Facisc, reconhece o trabalho da Assembleia Legislativa e a nova posição do governo sobre a questão.
– Está se desenvolvendo uma proposta alternativa para o equilíbrio e a segurança jurídica do empresário catarinense – afirmou Jonny Zulauf, presidente da Facisc.
Continua depois da publicidade
Dia Internacional da Mulher
No setor de TI Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, a Dialetto, agência de inbound marketing e assessoria de imprensa voltada ao setor de tecnologia, lança hoje a Tech Power. O objetivo é fortalecer a participação feminina no setor de tecnologia na Grande Florianópolis. A iniciativa é das profissionais da Dialetto para conectar mulheres que atuam no setor.