Uma das companhias que aproveitam o boom das commodites é a Coopercentral Aurora Alimentos, de Chapecó. Ela encerrou o primeiro semestre com exportações de 291,5 mil toneladas de carnes e derivados, um acréscimo de 18% em volume frente ao mesmo período de 2020, quando registrou alta maior. Em receita, as vendas externas do período somaram US$ 667,8 milhões, 23% mais que nos mesmos meses do ano anterior.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
O presidente da Aurora, Neivor Canton, afirmou que o mercado externo é uma prioridade da empresa e a estratégia é continuar crescendo. Em 2020, as vendas cresceram 61,8% em receita e 23% em volume.
No primeiro semestre deste ano, a proteína de suíno respondeu por 60% da receita cambial e a de frango, 40%. Considerando volume foi quase o contrário: o frango respondeu por 55% e o suíno por 45%. Os principais mercados de carne suína no semestre foram China, Hong Kong, Chile, Estados Unidos e Japão. Os mais importantes destinos da proteína de frango foram a China, Japão, Emirados Árabes, Filipinas, Rússia e Coreia do Sul.
Canton estima que a coopercentral vai encerrar 2021 com crescimento de 15% do faturamento no setor de aves, resultado do impacto de 24% de acréscimo do mercado externo e 3,3% no mercado interno. No segmento de suíno, vai faturar 20% mais, com alta de 40% nas exportações e de 6% no mercado nacional.
Continua depois da publicidade