Em maio de 2021, a JBS, por meio da marca Seara, iniciou projeto piloto de uso de caminhão elétrico para fazer entregas em Itajaí e cidades próximas, no litoral de Santa Catarina. A experiência deu tão certo que a gigante global de proteínas decidiu ampliar esse serviço entre depósitos e os pontos de distribuição das suas empresas no país. Para isso, acaba de lançar a empresa de locação de caminhões No Carbon que fará entregas da Seara, Friboi e Swift em regiões de SC, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Inicialmente, serão 31 veículos, dos quais quatro ficarão em SC, na região de Itajaí. As entregas serão num raio de 150 quilômetros e esse transporte elétrico é uma das ações da companhia, que assumiu compromisso de ser Net Zero em 2040.
Como esse transporte sem emissões vem despertando elevado interesse, a No Carbon poderá prestar serviços de locação de veículos também para transporte a terceiros no futuro. Será para logística em geral, como empresas de e-commerce e transportes em geral, revela o diretor-executivo da No Carbon, Armando Volpe.
– Em março de 2021, a JBS anunciou no mundo inteiro o programa Net Zero, que é o compromisso nosso com o balanço de geração de poluentes. E aí o que veio para nós, executivos, cada um dentro do seu negócio, analisar oportunidades que o negócio apresentava para contribuir para esse trabalho – explica Armando Volpe.
Continua depois da publicidade
A companhia, internamente, faz o transporte maior, entre centros de distribuição, com grandes caminhões e carretas, veículos que ainda não contam com tecnologia de mobilidade elétrica em oferta. Essa oportunidade de eletrificação da logística surgiu agora, com caminhões pequenos, os chamados Veículos Urbanos de Carga (VUC).
Como o preço desses caminhões é elevado e os prestadores de serviço da empresa não conseguiriam ter uma operação viável, a opção foi a No Carbon adquirir os veículos e locar para os fornecedores do serviço. Esse modelo permitiu abrir a prestação do serviço também para terceiros, o que gerou esse novo negócio para a companhia.
Segundo Armando Volpe, como é uma nova empresa, que está fazendo aquisições de veículos fabricados no exterior e no Brasil, ainda não é possível informar o investimento que vem sendo feito. O transporte será feito regionalmente porque a bateria dos caminhões tem autonomia de 150 quilômetros.